9 de dezembro de 2017

Harry Potter e a Câmara Secreta - J. K. Rowling

Tempo de leitura:
(Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Tradutora: Lia Wyler
Editora: Rocco
Edição de: 2000)

"Este diário guarda memórias de coisas terríveis. Coisas que foram abafadas. Coisas que aconteceram na Escola de magia e Bruxaria de Hogwarts." Tom Servoleo Riddle

O segundo ano de Harry na escola de Hogwarts está cheio de novos perigos e horrores, incluindo um professor completamente metido chamado Gilderoy Lockhart, o espírito de uma garota chamada Murta que Geme, que assombra o banheiro das meninas, e a embaraçosa atenção da irmãzinha caçula de Rony, Gina.

Mas tudo parece pequeno quando um problema de verdade aparece e alguém - ou alguma coisa - começa a petrificar os aluno de Hogwarts. Será que foi Draco Malfoy, que anda ainda mais venenoso que o normal? Será que foi Hagrid, cujo passado misterioso começa a vir à tona? Talvez tenha sido o suspeito número um de toda a escola... o próprio Harry Potter!



Palavras de uma leitora...


- A sinopse acima não pertence à edição que tenho desta história. Não sei a qual edição pertence, pois a encontrei no Skoob. Mas foi uma das menos reveladoras que encontrei. Além disso, a minha edição não vem com sinopse. Acho que acreditaram que era desnecessário.rsrs

Definitivamente, não estava nos meus planos ler Harry Potter e a Câmara Secreta ainda este ano. Pretendia fazer uma maratona em 2018 quando então eu compraria os livros. Todavia... A Black Friday me possibilitou adquirir o box com as histórias completas de Harry Potter por um preço incrível e impossível de resistir. :D Nunca imaginei que fosse adquiri-los por um valor tão em conta, gente! Ainda não consigo acreditar!kkkkkk...

Vocês bem sabem que quando resenhei Harry Potter e a Pedra Filosofal, eu não tinha o livro. Tive que pegá-lo emprestado, pois era minha escolha para o tema de outubro do Desafio 12 Meses Literários. E estou muito feliz, pois agora sim tenho o primeiro e todos os outros livros! Me pego sempre namorando-os na estante.rs

Isso porque a minha edição da história é uma das que eu mais queria. As capas não são aquelas mais conhecidas e que eu não gostava muito. Minha edição é com a capa branca e um elemento importante da história em cada uma delas. Por exemplo, na do 2º volume temos na capa a Fênix, o Basilisco e o Chapéu Seletor. Elementos essenciais na batalha final deste livro. Quem leu o livro entende o que esses "personagens" significam na história. Eu amei!

- Após os perigos letais que Harry Potter e seus amigos enfrentaram no primeiro ano letivo em Hogwarts, quando então Harry se viu mais uma vez cara a cara com o bruxo mais temível de todos e também o responsável pela morte dos seus pais, é hora de curtir as férias antes do segundo ano começar. Só que curtir é a última coisa que nosso protagonista faz. 

De volta à casa dos tios que preferiam que ele tivesse morrido com seus pais em vez de terem que suportar a vergonha de ter um bruxo na família, Harry sente muita falta de sua nova escola e dos amigos maravilhosos que conheceu, sobretudo Rony e Hermione. Mas uma tristeza ainda mais profunda o invade quando o tempo passa e seus amigos não lhe escrevem. Rony prometera que o convidaria para passar um tempo com ele antes das férias terminarem, mas as semanas passam e... nada. 

Mas se ele pensava que ninguém o procuraria naquele verão estava muito enganado. Um ser estranho, que ele nunca tinha visto na vida, conhecido como elfo doméstico aparece na casa de seus tios, provocando altas confusões e implorando que Harry Potter não volte para a escola. Que perigos terríveis o esperavam. Que era preciso proteger a própria vida. Se Harry voltasse para Hogwarts naquele ano... ele morreria. 

"- Há uma trama, Harry Potter. Uma trama para fazer coisas terríveis acontecerem na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts este ano - sussurrou Dobby, tomado de repentina tremedeira. - Dobby sabe disso há meses, meu senhor. Harry Potter não deve se expor ao perigo."

Abalado pelas palavras de Dobby e as tentativas seguintes do elfo de impedi-lo de regressar, Harry não sabe no que acreditar ou o que fazer. A solução aparece quando Rony e seus irmãos o resgatam da casa dos tios. Fosse o que fosse que o esperava em Hogwarts ir ou não ir não estava mais em suas mãos. 

Todavia, o que quer que passasse pela cabeça de Harry nem se comparava aos acontecimentos estranhos que começam a apavorar a escola. Alguém ou alguma coisa começa a atacar os alunos, petrificando-os e deixando mensagens de mortes nas paredes. O medo começa a se espalhar, acusações são feitas e quando todos descobrem o estranho poder do Harry de falar com cobras... muitos lançam suas suspeitas sobre ele. Porque quem quer que estivesse fazendo aquelas maldades abrira a Câmara Secreta e libertara o terrível monstro que a habitava. Um monstro que só havia sido libertado uma única vez, cinquenta anos antes por um herdeiro de Slytherin, um dos fundadores da escola de Hogwarts e da casa de Sonserina. Era de conhecimento geral que os herdeiros deste bruxo perverso tinham o poder de falar com cobras...

Seria Harry Potter seu último herdeiro? Seria ele o responsável pela abertura da Câmara Secreta? Estaria por trás dos ataques aos alunos? Duvidando de si mesmo e temendo ser realmente um dos herdeiros daquele bruxo, Harry decide arriscar a própria vida para descobrir a verdade e salvar seus amigos... Porque o monstro por trás dos ataques parecia ter uma missão em mente: acabar com os trouxas da escola. Alunos que não tinham nascido bruxos e sim vindo de famílias de humanos sem magia. Hermione, sua melhor amiga, era uma dessas pessoas. Seria apenas uma questão de tempo até que algo terrível lhe acontecesse...

"E então Harry ouviu.
'... rasgar... romper... matar...'"

- Como disse na resenha do primeiro livro, conheço a história quase toda através do filmes que amo. Já vi e revi muitas vezes ao longo dos anos. Mas foi somente em torno da época em que criei o blog que descobri que os filmes foram baseados em livros. Enquanto lia este segundo volume foi impossível não recordar o filme, ver as cenas em minha cabeça. Considero que eles foram muito fiéis aos livros, embora eu saiba que existem milhares, talvez milhões de fãs que discordariam de mim com fúria.rsrs 

Foi impossível pensar em outra história enquanto lia Harry Potter. Quanto mais lia este livro mais queria ler e me sentia desanimada nos momentos em que tinha que interromper a leitura para fazer outras coisas, como comer, estudar e trabalhar, por exemplo.rsrs Entendo bem a paixão das pessoas por este livro. Gostei ainda mais do segundo. Enquanto o primeiro não conseguiu passagem para os preferidos, o segundo livro adquiriu este direito fácil, fácil. Amei demais! Foi uma viagem deliciosa que me possibilitou esquecer por completo o mundo real enquanto lia. Já estou ansiando pelo terceiro volume. Realmente gostaria de começar a leitura imediatamente, só que isso é impossível. :( Necessito ler outros livros antes do fim do ano. Mas que Harry Potter será uma das minhas prioridades em 2018 não tenham dúvidas! 

"Tinha acabado de pôr o pé na escadaria de mármore quando ouviu outra vez...
'Matar desta vez... me deixe cortar... estraçalhar...'"

- O monstro desta história realmente me assustou bastante.kkkkkk... Eu já sabia o que era, por conta do filme. Mesmo assim, esses trechos nos quais o Harry ouvia a voz dele me davam arrepios! Já tenho pânico deste troço e não poderia ficar menos apavorava sendo o da história o "rei" dos demais monstros de sua espécie. Não gosto nem de lembrar.rsrs

A amizade do Harry com a Hermione e o Rony não cansa de me encantar. Os três são muito unidos e é realmente lindo todo esse carinho e companheirismo. Hermione não deixa de ser uma nerd muito engraçada e o Rony já é louco por ela, dá para notar. E penso sim que o Harry e a Gina, irmã caçula do Rony, formariam um lindo casal. Ela é toda delicada e sem coragem, é verdade, mas é muito fofinha. :) 

"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."

- E uma das coisas que mais me impressionam nestas histórias da J. K. Rowling é que elas sempre carregam lições. São livros de entretenimento infantojuvenil, fantasia, mas que deixam bonitas mensagens sobre amizade, amor, sobre o poder de nossas escolhas e que o bem sempre precisa vencer o mal. O Harry, em determinada cena, fica muito preocupado com o que possa existir de ruim dentro dele. Como se ele tivesse que travar uma luta interior, como todos nós na vida real, se formos sinceros e reconhecermos que nenhum de nós é totalmente bom ou totalmente mau. Enfim... O Harry fica muito perturbado. É quando o diretor da escola, uma fonte inesgotável de sabedoria, lhe fala sobre o poder das escolhas. Não era o que existia de bom ou ruim dentro dele que importava, mas sim o que ele faria com isso. Quais seriam as suas escolhas? 



Harry Potter e a Câmara Secreta foi minha escolha de última hora para o tema de dezembro do Desafio 12 Meses Literários. Inicialmente, eu tinha escolhido O Ladrão de Raios, mas com tantas séries para concluir, não poderia começar outra série que não tenho a menor possibilidade de terminar nos próximos anos.rsrs Por isso, como já tinha iniciado a leitura da saga Harry Potter, troquei minha escolha. O tema deste mês é ler uma adaptação literária. E é claro que agora estou louca para assistir o filme... de novo! 

Perceberam????!!! Concluí o desafio!!!! Graças a Deus!kkkkkkkkk... Foi muito divertido, realmente delicioso participar deste desafio e conseguir cumpri-lo me enche de felicidade! É o segundo desafio que finalizo este ano. Falta agora somente o tema deste mês do Projeto Escrevendo sem Medo. Embora eu não vá conseguir ler todos os livros da minha Meta de Leituras de 2017, pelo menos os desafios nos quais me inscrevi irei finalizar. :D 

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

4 comentários:

  1. Você acreditaria que nunca li nenhum livro dessa série? Acho que por ter visto os filmes antes, acabei por perder interesse pelos livros.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo. Também nunca tinha lido, creio que justamente por ter visto os filmes muitas vezes. Mas vale tanto a pena, Ana! Eu recomendo MUITO!

    ResponderExcluir
  3. No livro a batalha dentro da câmara é bem mais sangrenta e violenta que no filme. E teria preferido que a Mione tivesse formado par romântico com a Gina, acho que combinam bem mais (não gosto do Rony).

    Percy Jackson & os Olimpianos é bom também, mas prefiro HP porque a trama vai ficando mais densa conforme os personagens vão envelhecendo e consequentemente amadurecendo, já com PJ eu não senti isso. Não que seja ruim, mas meio que terminou do mesmo jeito que começou.

    ResponderExcluir
  4. Concordo! No filme as coisas são mais leves. Mas penso que, na medida do possível, foram muito fiéis aos livros.

    Ai, eu gosto da Hermione com o Rony! A Gina é uma fofa, mas se imaginasse a Mione com outra pessoa seria com o Harry, pois acho que também combinam. Preciso conhecer a Gina melhor nos próximos livros.

    Entendo. Se eu apostar em Percy Jackson será daqui a alguns anos. Só tenho o primeiro livro ainda.kkkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo