7 de setembro de 2010

O Guarani - José de Alencar

Tempo de leitura:


Esta história de amor e aventura se passa há quatrocentos anos, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Num cenário que é o verdadeiro paraíso, próximo a matas verdejantes, vive Cecília, a linda heroína do romance, loira e de olhos azuis. Filha de um fidalgo português, ela leva uma existência quase de princesa, protegida pela família. O herói do livro é Peri, um índio guarani alto, forte e bom. Ele tem adoração pela moça, e os dois são muito amigos. Mas uma série de acontecimentos coloca em perigo a vida de Cecília e de Peri.


Palavras de uma leitora...

-Demorei bastante tempo para ler esse livro. Motivo? Preconceito contra os livros de autores brasileiros. Mas o meu preconceito não foi totalmente sem motivo: eu li, há algum tempo, o livro "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães e detestei a história. Por isso, coloquei na mente que iria detestar qualquer livro de autor brasileiro. Mas estava enganada. Eu amei o livro "O Guarani".

Um pequeno resumo:

A história se passa no início do século XVII, quando o Brasil estava sendo colonizado pelos portugueses.
Naquela época, a religião dominante era a cristã e o que a lei dos católicos dizia era certo e respeitado por todos. Assim... Brancos não podiam se misturar com índios, sobretudo, se eles não eram cristãos.

Porém, uma amizade muito bonita e pura nasceu entre o índio Peri e o fidalgo Dom Antônio. Peri havia salvo a vida de Cecília, filha de Dom Antônio, e por isso se tornou amigo dele.

Peri vinha de uma tribo muito supersticiosa e após ter uma visão, acreditou que sua missão era ser escravo de Cecília e protegê-la da morte.

No início, Cecília fica com medo de Peri, pois acredita que os índios são maus. Mas, pouco a pouco, seu coração bom começa a abrir espaço para Peri e entre eles nasce uma sólida, engraçada e profunda "amizade".

Mas nem tudo é tão perfeito assim: há um homem muito mau que planeja abusar de Cecília e matar toda sua família. Como se não bastasse, Dom Diogo, irmão de Cecília, mata, por acidente, uma índia da tribo, de canibais, aimoré.

Agora, Peri e a família de Cecília terão que lutar contra dois poderosos inimigos: os aventureiros rebeldes, liderados pelo homem que quer Cecília, e os canibais.

Preparem-se para muitas e tristes perdas... Nessa briga nem todos sairão vivos e pessoas queridas irão partir.

-Pontos positivos? A história é muito bem escrita e com um romantismo esquecido hoje em dia. As paixões não são egoístas e tudo é muito puro e bonito.

-Pontos negativos? Há muitas mortes e um final indesejado. Acho que todos gostariam de saber como termina a história entre Peri e Cecília. Sem contar que as mortes de Dom Álvaro e Isabel foram desnecessárias. Eu queria que eles pudessem ser felizes. Além do mais, Isabel já havia sofrido muito na vida.

Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

5 comentários:

  1. Oieee!
    Adoro José de Alencar. Foi com um livro dele que começou minha paixão pela leitura, com o livro Cinco Minutos. Eu achava lindo o jeito como ele se apaixona por Carlota, é claro que na época quando eu li, que foi na adolescencia eu não notei a importancia que ele dava pra possível beleza dela, já q ele se apaixona antes mesmo de vê-la, e que se por acaso ela tivesse algum defeito, fosse manca ou algo do tipo, ele a teria desprezado rsrsrsrss mas nos meus 15 anos eu nem ligava pra isso só queria saber do amor do casal vencesse no fim. heheehehhehe
    Postei Cinco minutos lá no blog tbm.

    Bjosss
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Renata,

    O único livro que li até agora do José de Alencar, foi "O Guarani". Talvez leia outros livros, mas não sei se poderei ler "Cinco Minutos". Não sei se posso gostar de um romance onde o exterior físico seja o mais importante...rsrsrs...

    Vou dar uma olhada na sua resenha para ver o que acho da história!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Acho que me expressei mau hehehe essa foi uma conclusão que eu cheguei sabe, porque no início tem uma hora que ele pensa que ela deve ser muito feia ou ter algum tipo de problema por não querer se mostrar pra ele e por isso ele acha que ela estava enrolando ele, mas e daí se ela tivesse algum problema, ela ainda assim poderia estar apaixonada por ele. Mas eu recomendo o livro. É lindo! ele se apaixona por ela e faz o impossível pra tê-la,a linguagem que ele usa e o modo como ele fala dela são cativantes, e além do mais o livro é bem pequenino se não gostar vc não terá perdido muito tempo lendo. rsrssrsr

    Bjossss
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Renata,

    Entendi...rsrsrs... Vou colocar o livro na minha lista de futuras leituras e irei conferir a sua resenha tbm.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. comprei hontem O Guarani e ja estou terminando,a historia é linda e cativante,erstou amando

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo