29 de dezembro de 2010

Minha Retrospectiva 2010

Tempo de leitura:



- O que estou fazendo aqui???!!! rsrsrs.... Consegui um tempinho hoje! Ainda não consigo acreditar nisso! rsrs... E sabe de mais uma coisa? Consegui ler um livro! Levei mais tempo do que normalmente levo para ler, mas pelo menos consegui, né? Foi o livro Noites no Mar - Chantelle Shaw. O que vcs acham... rsrs... Faço a resenha dele ainda esse ano ou deixo para o dia 06/01? rsrs... Estou feliz por ter conseguido. Vou tentar publicar e responder os comentários que o blog recebeu ainda hoje. Se eu não conseguir responder hoje, tento responder amanhã, ok? rsrs... Mas não fiquem muito esperançosos... Eu ainda não estou de volta, infelizmente. Só consegui o luxo de vim até aqui fazer essa retrospectiva hoje. Eu a fiz de manhã e não tinha muita esperança de passar para o blog e publicá-la, mas felizmente, consegui!

- Bem... O ano de 2010 praticamente chegou ao fim e muitas coisas aconteceram nesse ano que passou. Muitas boas, outras ruins... Enfim... Entre as coisas boas está a criação desse blog. Eu o criei, se não me engano, exatamente no dia 14 de março de 2010.

Esse blog foi criado num momento difícil pra mim. Foi uma terapia....rsrs... De março para cá eu li mais de 100 livros. Acredita? É a mais pura verdade. Eu mergulhei na leitura como meio de fuga. Eu precisava naquele momento, entende? Aí decidi que não dividiria minhas opiniões comigo mesma. Queria que outras pessoas soubessem o que eu achei de um determinado livro e que elas também pudessem ter a oportunidade de lê-los. Mas não acreditei muito que meu blog se tornaria conhecido. Continuei fazendo resenhas, mas não esperava realmente que alguém fosse lê-las. O que se provou um engano... pois hoje nem acredito que possa ter feito amizades através dele. Foi uma surpresa maravilhosa.... Enfim... A leitura me ajudou muito mesmo. Em pouco tempo o que parecia muito doloroso de se suportar... passou a ser suportável. Hoje estou bem, graças a Deus. E continuo lendo muito simplesmente porque ler é maravilhoso! rsrs... Então, que tal dizer quais foram os livros que mais me marcaram em 2010? Os que marcaram positivamente e negativamente...

Bem... Vamos começar pelos que marcaram positivamente. Selecionei 12 livros. Eles não foram escolhidos baseados em autores preferidos. Não. Eu escolhi aqueles que mais marcaram mesmo. Sabe aquele livro que te toca de uma forma única? Foram esses que selecionei. Para ver a resenha do livro, clique no título. Mas preste atenção em um detalhe: nem todos os livros foram resenhados ainda, infelizmente. Mas prometo que no ano de 2011 eu corrigirei esse erro.

1- A Cabana - William P. Young (eu li esse livro pela primeira vez em agosto do ano passado. Foi uma experiência incrível que me levou às lágrimas durante a leitura inteira. Foi um presente do meu pai. Eu tinha saído do hospital há pouco tempo - fiquei internada por um problema de saúde do qual já estou curada - e ele, como sabe que amo ler, me deu esse livro de presente. O livro estava sendo muito falado na época, mas eu nem imaginava do que se tratava. Para mim, era um romance. Quando comecei a ler esse livro fui imediatamente às lágrimas. A dor dessa família, a morte terrível daquela pequena criança e todo o pesadelo de sequer saber o que fizeram com o corpo dela... Minha nossa! Eu fiquei perguntando a Deus por quê... Porque aquilo aconteceu com aquela criança... Mas não há uma resposta concreta, eu aprendi. E quando terminei de ler esse livro, pensei: "Eu não sei o que é sofrer". A segunda vez que li esse livro foi pra minha tia. Ela não gosta de ler, mas me pediu para ler o livro pra ela. Nunca tinha feito isso na minha vida, mas adorei a experiência...rsrs... Aí eu comecei a narrar toda a história para ela. E descobri que não sou a única sensível ao ponto de se emocionar com essa história. Aí reli esse ano e recomendo esse livro à todos. Mas lhes digo que se preparem para se emocionar muito. O livro é muito forte.)

2- O Morro Dos Ventos Uivantes - Emily Brontë (esse livro eu li graças a saga Crepúsculo. Os personagens falavam tanto desse livro, que eu pesquisei ele no 4shared. Aí eu fiz o download do livro e o li. Ok. Chorei de novo...rsrs... Por quê? Pena dos personagens. Eles se destroem, sabe? Senti piedade por não saberem o que é o amor. Os protagonistas se amavam de forma até doentia, mas eram egoístas demais. Destruíram um ao outro. Foi horrível. Mas por que estou colocando esse livro como livro que marcou positivamente? Porque com ele aprendi tudo que não quero pra minha vida. O livro é forte e ao ler sobre essas famílias destruídas... você pensa na sua vida e em tudo que não deseja pra ela. O livro te marca, simples assim. Impossível lê-lo e ficar indiferente. Eu gostei tanto desse livro que o comprei e reli esse ano....rsrs.. Ainda não fiz uma segunda resenha - que irei fazer - na qual falarei melhor sobre ele. O livro ensina bastante e eu o recomendo. Mas observe: não tem final feliz. Como romântica incurável, eu não sou fã de livros com finais infelizes, mas abri uma exceção.)

3- Mensagens de Esperança - Brooke e Keith Desserich (ainda não terminei de ler esse livro. Não consegui. Por que será?! Porque, toda vez que pego o livro para ler, me derramo em lágrimas. Simples assim. Que livro! Nele você conhece a história real da pequena Elena, que aos cinco anos, descobriu que tinha cancer. Um tumor maligno e raro que estava, aos poucos, destruindo sua vida. Os pais de Elena, registraram em um diário os acontecimentos... O longo, e ao mesmo tempo curto, processo no qual a doença se desenvolveu. Nele há fotos dessa linda menina, seus desejos e sonhos... E os registros da sua doença. Cada dia, cada nova perda - audição, fala... - cada nova dor... É horrível acompanhar. E sei que ela não vence a doença no final, embora ainda não tenha terminado de ler o livro. Ela morre, deixando uma saudade imensa no coração de todos e também uma lição preciosa: que devemos dar valor a quem amamos agora e não amanhã. O amanhã é um mistério e, como já disse antes quando falei do livro A Senhora do Jogo, pode não existir. Por que coloquei o livro como um livro que marcou positivamente no ano de 2010? Porque, embora eu ainda não tenha filhos, aprendi com essa história que, quando eles chegarem, quando eu for mãe, tenho que colocar meus filhos acima de tudo. Não importa se eu vou está estressada, cansada, deprimida... Tenho que valorizar os menores detalhes. Os pais de Elena hoje se arrependem por ter mandado sua Elena por quarto quando ela queria brincar com eles, por terem dado muita importância a carreira e pouca atenção a filha. Não cometerei o mesmo erro. E para você que já é mãe, pai ou planeja ter filhos, leia esse livro. Ele tem muito o que ensinar.)

4- Uma Sombra Dentro da Noite - Sandra Brown (eu cheguei a dizer que achei essa história mais bonita do que Titanic e olha que sou uma fã incondicional desse filme... Mas sei lá...rsrs... Eu achei essa história muito especial e que daria um ótimo filme de amor se o filme mantesse a história intacta. É um livro muito bonito e eu me apaixonei por essa história. O amor deles... O Cage e tudo pelo que ele passou, todo desprezo que sofreu dos próprios pais... O livro me marcou e se tornou inesquecível. É uma história muito linda que eu recomendo à todos! O único livro que li da Sandra Brown e que, se ela continuou a escrever histórias tão mágicas, irei me tornar sua fã...rsrs... )

5- O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks (história de amor linda e que virou filme! Porém, eu achei que o filme não manteve a intensidade do livro. Vi o filme depois de ler esse livro e fiquei revoltada. O filme é bonito, mas o livro é um milhão de vezes melhor. A magia que tem no livro falta no filme. Recomendo que as pessoas interessadas no filme, que hoje em dia está passando direto, leiam primeiro o livro. É uma história incrível e com um romantismo que te faz suspirar. Foi um livro que li no ano de 2009 e reli no início desse ano. Como disse, o filme não é ruim, é bonito, mas o livro é melhor... Muito melhor...rsrs...)

6- Corações Cativos - Sandra Canfield (Ok. O que falar desse livro? Lindo, lindo e lindo!!! História de amor e superação maravilhosa. Recomendo essa história à todos. Foi um dos livros mais especiais e inesquecíveis que li esse ano. E para que saibam exatamente o que senti ao ler esse livro, cliquem no título da história. É um outro livro que daria um ótimo filme se fosse mantida a magia do livro.)

7- Lição de Ternura - Sandra Canfield (que história linda, gente! E uma das partes que mais tenho gravadas é o final... Dá vontade de chorar só de lembrar. É uma leitura inesquecível e que marca, como me marcou.)

8- Estigma de Mulher - Sandra Canfield (preciso dizer mais alguma coisa? Já são três livros da Sandra Canfield que coloco como os melhores que li. Essa autora escrevia histórias simplesmente lindas e com Estigma de Mulher não foi diferente)

9- Audácia - Candace Camp (e falando em marcar... Que história! Forte do início ao fim, essa é uma história de amor capaz de vencer tudo... Até as piores coisas do mundo. Angela e Cameron nos mostram o que é o verdadeiro amor e tudo que ele é capaz de enfrentar. Romântico, intenso, contendo até estupro e sadismo... é uma história que apesar de muito forte, é uma das mais românticas que já li. Sei que existem pessoas que não suportam esse livro, mas recomendo que você leia e forme sua própria opinião. O sadismo não é praticado pelo mocinho... nem o estupro. Acontece com a Angela e é consequência da escolha que ela fez para salvar a vida de Cameron. Foi uma prova de amor linda! Ela suportou todo aquele sofrimento por muitos anos... e tudo por amá-lo. Nunca esquecerei essa história. É linda! Se você pensa que o livro contém crueldade do início ao fim, está enganada. O foco do livro é o romance entre o casal principal.)

10- Lembre-se de Mim - Sharon Sala (amei esse livro. Foi o primeiro livro que li da autora e me marcou simplesmente porque achei forte e lindo demais o amor do casal. Apesar de toda dúvida, ressentimento e mágoas, eles se amavam e lutaram um pelo outro. Clay nunca esqueceu sua Fran e sofreu pelo desaparecimento dela. E quando a teve de volta, mesmo sofrendo e não acreditando muito nas explicações dela, ele a quis. Ficou com ela e não a deixou partir. É uma história de amor muito linda. E, como no caso de Audácia, há muita gente que também não gosta do livro. Recomendo que você leia e forme sua própria opinião)

11- A Falta Que Você Faz - Michelle Reid (por que marcou? Essa história tem algo a mais que faz com que ela não saia da minha cabeça. Tem a questão da traição e como o casal tenta resolver esse problema. O mocinho-vilão não chegou a ter relações sexuais com sua advogada querida, mas traiu a mocinha. Mentiu pra ela. Dizia que estava no trabalho quando na verdade estava saindo com a advogada. Foi uma relação intensa. Os problemas do casal eram reais e as atitudes da mocinha também. Gostei muito desse livro e ele simplesmente me marcou.)

12- A Senhora do Jogo - Sidney Sheldon (as histórias trágicas de vida de cada personagem me marcaram. Nunca esquecerei a destruição em massa dessa história. Mas marcou positivamente por quê? Me ensinou a perdoar. Ao terminar de ler essa história eu perdoei as pessoas que não conseguia perdoar antes. Não sou perfeita e cometo muitos erros como todo ser humano. E um dos meus defeitos era não saber perdoar. Eu tentava, mas não conseguia.... Depois de ler esse livro, eu pensei em todos que me magoaram muito de alguma forma e perdoei. Sei que perdoei, entende? Até porque, logo em seguida, tive a oportunidade de mostrar que perdoei...)

- E esses foram os doze livros que mais me marcaram positivamente em 2010. Não estão em ordem de preferência. São as histórias que lembrei que me tocaram muito. Por que doze se o melhor seria colocar 10 por causa de 2010 e tal?... Eu coloquei doze livros baseada nos meses do ano. E em todos os próximos anos será assim: doze melhores livros....rsrs... E nesse novo ano que irá começar, irei, no final de cada mês, dizer qual foi o melhor livro que li no mês. Também direi qual foi o pior, se tiver algum...rsrs...

- E os que marcaram negativamente? Acompanhe!

1- Dança do Destino - Penny Jordan (adoro essa autora e só odeio o livro)

2- Traições e Desejo - Michelle Reid (outra autora que adoro, mas que exagerou nesse livro)

3- Passado que Condena - Lynne Graham (a Lynne Graham é minha autora preferida e eu já li quase 60 livros dela. Doeu muito colocar esse livro na lista de "romances que odiei". Ela é uma escritora maravilhosa e esse é o único livro que simplesmente detestei dela.)

4-Tirano sem Coração - Helen Bianchin (normalmente gosto dessa autora, mas odiei esse livro)

5- Entre Dois Amores - Janelle Taylor (nem posso dizer que essa autora é boa, pois nunca mais li nada dela...rsrs...E nem pretendo ler!)

6- Loucuras de Verão - Anne Hampson (com essa autora eu já estou até acostumada, mas esse livro eu não tolerei)

7- Trama Diabólica - Carole Mortimer (outra autora com a qual já estou acostumada...rsrs...Mas esse livro passou dos limites)

8- Inferno em Teus Braços - Robyn Donald (cheguei a dar outra chance à autora, mas desde então, nunca mais li nada escrito por ela...rsrs...)

9- Paixão Diabólica - Charlotte Lamb (uma autora que escrevia histórias lindas, mas que às vezes pecava pelo excesso de crueldade.)

10- Noites de Tortura - Charlotte Lamb (Ai, como odeio esse livro!)

11- Rede de Sedução - Penny Jordan (é quase impossível acreditar que a mesma autora que escreveu Amando o Homem Errado, Sonho Proibido, Presente de Natal entre outros ótimos livros, também escreveu essa "coisa". Um dia ainda vou perguntar a Penny Jordan por que ela escreveu esse livro... O que ela quis nos transmitir. Ou alguém já fez? Nunca entrevistei uma autora ou autor antes e nem sei como se faz... Mas um dia ainda vou. E a PJ está entre eles.)

12- Para Viver Um Grande Amor - Helen Bianchin (nem sei o que dizer... É Helen Bianchin pecando pelo excesso. Mas ela é uma boa escritora e já li muitos livros bons dela.)

- Bem... É isso. Não está baseado em autora que mais gosto, autora que menos gosto... Está baseado simplesmente no livro, independente da autoria. Os livros que me vieram à memória são os que postei aqui. Aqueles que simplesmente não consegui esquecer seja porque foi muito bom ou muito ruim...rsrs... E você? Quais foram os livros que mais te marcaram?

Mil beijos, gente! E um 2011 repleto de muitas vitórias para todos!

Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

10 comentários:

  1. Oi, Luna. Que bom que vc arranjou um tempinho pra gente. Aplaudo e subscrevo vários dos livros do seu top... porque será? rsrs Outros da sua lista eu ainda não conheço. No meu top de todos os tempos tem um livro que eu me debulhei em lágrimas. Não é romance. É algo muito especial, emocionante, revoltante, uma história de amor fraterno... enfim, mas é preciso coragem para ler. Eu chorei muito. Ele se chama "O Jardim dos Esquecidos". Penso que é uma Saga mas só descobri muitos anos depois. Só li o 1º e me marcou para toda a vida.. Mas um dia eu falo mais sobre os meus preferidos. Tenho que ir dormir... rsrs

    Quanto à Penny Jordan eu já "falei" com ela mas foi por email. Na página dela tem um contato e ela sempre responde aos emails. http://www.penny-jordan.co.uk/contact.htm


    Beijo Grande e Feliz 2011.

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla!

    Você me indicou alguns livros que foram para essa lista! rsrs... Obrigada.

    Jardim dos Esquecidos? Acho que é a primeira vez que ouço falar dele... Não sei se vou ter coragem suficiente para um dia tentar lê-lo... mas...

    Não falo inglês, mas vou tentar entrar em contato com ela em janeiro do ano que vem...rsrs... Vamos ver se eu consigo. Obrigada por me passar o site dela.

    Mil Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Oie Lu

    A sua listinha ficou show, daí somente não vou ler de jeito nenhum Dança do Destino - Penny Jordan

    Feliz 2011!!!


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luna, espero que vc tenha entrado em 2011 da melhor forma. Te desejo um ano fantástico com direito a tudo o que vc desejar.

    Quanto à Penny Jordan, se precisar de ajuda com o inglês é só dizer.

    Beijoooos!

    Carla

    ResponderExcluir
  5. Olá Lulu!

    Obrigada!

    rsrsrs... Dança do Destino não é mesmo uma boa opção.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla!

    Obrigada! Desejo o mesmo pra você.

    E sim. Se eu precisar de ajuda, te peço socorro...rsrsrs... Obrigada.

    Consegui! Consegui ler outro livro! Ufa... Foi uma tarefa difícil. Tive que desistir de dormir para poder lê-lo...rsrs... Foi o livro "O Amor é Cego?" da Lynsay Sands. Mas valeu a pena. A leitura compensou meu cansaço. Me diverti muito com o livro. Vc já leu? Se não leu, eu recomendo! :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Já tá na fila, amiga. rsrs Vou ler em breve.
    Beijos!!
    Carla

    ResponderExcluir
  8. O morro dos ventos uivantes é terrível... Eu ja tinha lido antes de ler crepúsculo, não faz meu estilo, apesar de ser o livro preferido de Bella não sei pq... ou sera que era Orgulho e Preconceito? nem me lembro de tanto tempo faz que li Crepúsculo. A stephenie deve ter sido influenciada por esse livro rs
    hum... eu nunca contei quantos livros eu li sabe... so uma vez, e estava em torno de 200 e faz um tempo já, como não fico sem ler, sei la em quantos ja estou, acho que vou anotar pq estou me esquecendo fácil...
    Dos livros bons que vc cita já li
    - Diário de Uma Paixão (li antes do filme)
    - O Morro dos Ventos Uivantes
    - Audácia (perfeito)

    A cabana peguei pra ler e não terminei so li o inicio, odeio fazer isso mais alguma coisa aconteceu pra mim te-lo abandonado, pois foi o livro do ano e eu estava empolgadíssima pra le-lo.

    Hum...Minha opinião sobre audácia vc ja sabe...
    Quanto a Diário de Uma Paixão .. ai ai Noah e Ellie casal lindo, eu vi o filme depois e acho que foi retratado muito bem o amor deles.
    Nichos Sparks e Sidney Sheldon são os únicos homens que eu leio, alem de Shakespeare, José Saramago, José de Alencar, Bernardo Guimarães, Lima Barreto que não contam por serem clássicos entre outros autores brasileiros... Mais de histórias assim, não dou mto crétido a 'eles' rsrs... Mais ja li de Nicholas Sparks todos que foram traduzidos e estão disponíveis, vc deve esta se perguntado se eu não teno vida social, na verdade quase não rsrs fico lendo quando nao to na facu, coloco livro no celular e tudo e pior fico comparando os meus 'caras' com os 'caras' dos livros é terrível...
    Voltando , adoro Nicholas Sparks ele tem muita sensibilidade como escritor, e aborda outros temas além do amor do casal, isso é mto legal, abordar o Alzheimer, a psicopatia, essas coisas...
    Tem uma autora que em digamos que 'me cansei' das histórias dela, não leio mais, sei lá Nora Roberts, é uma hegemonia todo mundo gosta, mais me cansei das histórias dela, aii parei um pouco de ler seus livros, mais voo voltar a ler, pq mta gente me indica.
    Hum, eu nao tenho blog nem tempo e disposição de fazer um, mais gostaria muito algum dia kk
    Acho que to falando demais aqui, ja falei bem de uns 10 livros que vc pode se interessar, então... vou indo...
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  9. Olá Jessica!

    Eu adorei o livro "O Morro dos Ventos Uivantes". Apesar da história ser forte e mais de ódio do que de amor... Eu simplesmente amei o livro....rsrs...

    Eu anoto sempre quais livros li, o nome do autor e conto para saber quantos livros foram. Assim eu fico mais organizada.
    A Cabana é lindo, lindo e lindo! Apesar da história ser bem triste eu a achei maravilhosa. O personagem principal perde a filha... a menininha é assassinada. Ele acreditava em Deus, mas depois da morte da menina perdeu a fé. Aí, anos depois, ele tem um encontro com Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo. E aprende muita coisa com eles. Eu não conseguia parar de ler o livro. Ele não é sobre religião, mas sim sobre dor, perda e recomeço. E nos mostra Deus de uma forma totalmente diferente da que aprendemos na igreja. Eu recomendo a leitura.

    Tbm leio poucos livros de escritores masculinos. Prefiro os escritos por mulheres mesmo...rsrs... Mas assim como vc, tbm acho que Nicholas Sparks escreve histórias belíssimas e muito profundas. É doloroso ler as histórias dele... com certeza é sinônimo de lágrimas...rsrs... Mas lindas mesmo!

    Da Nora Roberts ainda não li nada, mas pretendo ler. Por algum motivo, tenho medo dos livros dessa autora antes mesmo de lê-los...rsrs...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Hum.. tem alguns dela que dão medo mesmo rsrsrs
    Quanto á cabana eu li o inicio e sei por cima a história, vou le-lo assim que terminar essa trilogia da Judith, agora too lendo Um amor Maravilhoso rs
    Então a cabana vai ter q esperar um pouco...
    Quanto a Nicholas Sparks são lindos e tristes...São poucos os livros dele que termina em final feliz...
    Bjos!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo