20 de janeiro de 2011

O Natal de Poirot - Agatha Christie (Desafio de Férias)

Tempo de leitura:

Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada.

Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinha suas próprias razões para detestar o velho...



"Você queria muito um 'assassinato dos bons, violento e cheio de sangue'. Pois esta é a história que escrevi especialmente para você"
Agatha Christie.



Palavras de uma leitora...


- Bem... Mais uma vez, nessa mesma semana, na verdade um dia depois do outro, eu fico chocada com o final INCRÍVEL de um livro. Ainda não consigo acreditar! Mas tudo agora faz sentido! TOTAL sentido! Como pode????!!! Está aí uma escritora que me arrependo por não ter conhecido antes. Deveria ter lido logo um livro dela quando comecei a ler romances. Talvez até antes... Enfim... me arrependo. Ler os livros dela é uma experiência única e... incrível! Não tenho palavra melhor para usar...rsrs... Ela torna a solução do caso toda impossível. Quebrei minha cabeça tentando descobrir o culpado ou... os culpados, mas... NADA!!! Nem cheguei perto. Eu, na verdade, nem coloquei essa pessoa como suspeita. Pra ser totalmente sincera eu NÃO considerei três pessoas como culpadas pelo crime e nem mesmo cúmplices. Uma delas foi porque eu nem sequer imaginei e essa pessoa que eu não imaginei é a culpada...rsrs.. As outras duas pessoas eu até suspeitei, mas não queria considerar como criminosas, entende? Não queria aceitar, pois já tinha um final planejado para essas pessoas e não queria vê-las como assassinas. Ainda bem que não foram! Estou falando demais? Nem tanto....rsrs... Agatha Christie surpreende mesmo depois de tantos anos... Esse livro, pelo que está escrito no exemplar que eu tenho, foi publicado pela primeira vez em 1939, certo? Eu nem sonhava em nascer! rsrs... Isso me surpreende. Tão antes de mim e mesmo assim me fascinou tanto!
 
-  Agora eu sou fã dela e entendo porque ela faz sucesso até hoje, mesmo depois de sua morte... É eterna, como Shakespeare (mas não por causa do livro Romeu e Julieta...rsrs... Eu tenho um probleminha com esse livro...rsrs... Mas isso não vem ao caso), Sidney Sheldon e Sandra Canfield (Sim. Considero ela eterna, por causa dos livros lindos que já li dela)... Podem passar quantos anos forem desde que eles morreram, mas suas histórias os eternizaram... Enfim... Só lendo vocês entenderão porque é incrível (lá vem eu usar essa palavra de novo...rsrs...) ler os livros dessa autora. Eu ainda estou fascinada.
 
- Bem... O que mais eu posso falar da história sem revelar demais? Pequeno resumo não posso fazer, pois o livro é cheio de pistas e tenho medo de revelar demais.. Mas posso dizer uma coisa que o livro já conta.
 
Na véspera de Natal um homem é assassinado. O nome dele é Simeon Lee e ele era um homem que gostava muito de brincar com a mente humana. Ele gostava de provocar as pessoas e ver até onde elas iam... e foi numa dessas tentativas que ele acabou morrendo. A morte dele é brutal. O assassino corta sua garganta e não lhe dá chance de defesa... Na verdade, o livro indica que ele se defendeu, mas não o suficiente, pois era fraco demais.. Estava doente e inválido. Foi um crime bárbaro, na minha opinião e a vítima não merecia ter morrido assim. Ele podia ser um homem cretino, miserável... e todos os adjetivos ruins que vocês quiserem usar... Mas não merecia a morte. Podia merecer castigo, mas não um tão drástico... Enfim... O crime acontece na véspera de Natal quando a família toda está reunida pela primeira vez depois de mais de vinte anos. Entre as pessoas presentes na casa, está o assassino. Conseguem descobrir quem é? Bem... Os suspeitos, segundo o livro, o chefe de polícia e o policial que tenta desvendar o caso (o Hercule Poirot está apenas ajudando. Ele nunca diz nada, só no último momento...rsrs... Eu adoro esse personagem!), são esses:
 
1-Alfred Lee
2-Lydia Lee
3-David Lee
4-Hilda Lee
5-George Lee
6-Magdalene Lee
7-Harry Lee
8-Pilar Estravados
9-Stephen Farr
 
- Posso está esquecendo de alguém, mas acho que são esses. As palavras não são minhas, então, não é spoiler de verdade... O livro nos dá esses suspeitos, entende? O tempo todo os policiais que tentam solucionar o caso e até mesmo nos diz que entre eles está o culpado. Eu não tenho nada a ver com isso...rsrs... Essa é uma resposta que nos é dada desde o início. Foi alguém da casa, alguém da família... Na verdade, para ser mais específica, nos diz que a vítima recebeu em sua casa e confiou na pessoa que o assassinou. E essa pessoa é da família. Eu fiquei chocada. Esperava por tudo, menos por... isso.
 
- Bem... O que mais posso dizer? Dentro daquela lista existem pessoas inocentes, por mais que pareça o contrário. Eu não conseguia acreditar que alguns dos meus preferidos pudessem ser os assassinos, mas, felizmente, não era quem eu temia. Não eram as pessoas que eu temia que fossem. Isso lhes diz muito? Não. Não estou dizendo quais são meus preferidos e pode ser qualquer um daquela lista...rsrs...
 
- É isso... Mais uma vez me surpreendi com um livro escrito por essa autora. Ela era brilhante, tenho que admitir. Tinha um talento único e me sinto honrada por ter lido essas duas histórias escritas por ela. E pretendo ler mais!
 
- Recomendo o livro à todos! Vale a pena para qualquer pessoa, pelo menos, dá uma chance à autora. Não acredito que você vá se arrepender.
 
- E sabe de uma coisa que eu não disse na resenha anterior? Eu me interessei em ler Agatha Christie graças à duas pessoas. A Renata, do blog Mil Suspiroos, que me falou da autora; e, minha mãe que me deu de presente o box com três livros escritos pela autora. Sou muito grata as duas! Muito obrigada!
 
 
Confira o livro que li no Desafio de Férias de Janeiro:
 
Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
 
 
 *Participe você tbm do Desafio de Férias criado pela Pâm do blog Garota It clicando AQUI

Uma leitora que se envolve profundamente com as histórias que lê, que é apaixonada por músicas, filmes... uma romântica incurável.Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo