O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!

O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!
O coração de uma mulher é um oceano de segredos

sábado, 8 de junho de 2013

Os Doze Mandamentos - Sidney Sheldon


(Título Original: The Twelve Commandments
Tradutor: A. B.Pinheiro de Lemos
Editora: Record
Edição de: 2011)


Moisés desceu da montanha com duas tábuas de pedra nas quais estavam escritos os Dez Mandamentos da lei de Deus, conta a História sagrada. Mas o escritor Sidney Sheldon viaja ao passado para revelar um segredo: na verdade, são doze os mandamentos.

E, em vez da punição aplicada a quem não cumpre essas leis, os personagens de Sheldon recebem grandes recompensas, tornando-se ricos, famosos e felizes. Um padre transgride duas regras. Um homem azarado infringe o quarto mandamento e enriquece. E um religioso mata sua sogra.

Uma sátira divertida do autor de sucessos como O Outro Lado da Meia-Noite e Conte-me Seus Sonhos.



Palavras de uma leitora...


Olá, gente! :)


- Que milagre! Apareci pouco tempo depois de ter feito a resenha sobre A Colcha de Despedida!kkkkk... É um milagre porque da última vez demorei mais de um mês para conseguir aparecer. E desta vez, demorei só um pouco mais de uma semana. Estou muito feliz por aparecer. :)

- Como estou num período de muitas provas, trabalhos, estresse e cansaço, não está dando para ler o livro que eu realmente queria estar lendo no momento. Então, olhando para o armário e pensando no fato de que eu estava necessitando de um livro que me fizesse suportar o trânsito e a longa viagem de volta (que enfrento todos os dias), encarei três livrinhos do meu querido SS (Sidney Sheldon). O que me chamou a atenção neles? São livros infanto juvenis. E eu nunca tinha lido um livro do SS que fosse desse tipo. Sequer conseguia imaginar um autor como ele escrevendo livros para crianças e adolescentes.rsrsrs... SS... Um autor capaz das piores crueldades em suas histórias, de escrever de modo tão cru e adorar nos torturar com seus mocinhos (e principalmente mocinhas) que são praticamente vilões, escrevendo livros para crianças e adolescentes????!!! Algo simplesmente surpreendente. E até mesmo inacreditável. Pelo menos, para mim.rsrsrs... Enfim... Não procurei ver sobre o que cada livro falava. Escolhi pelo título. E acabou sendo uma escolha interessante.

- O título Os Doze Mandamentos chamou minha atenção, pois não conseguia imaginar o que o autor poderia desenvolver nesse tipo de livro. Fiquei curiosa. Até onde iria a ousadia do meu autor? E aí eu resolvi ler a sinopse. Foi assim que tive certeza de que precisava ler essa história. 


- Vocês já ouviram falar nos doze mandamentos? Já?! Não?! Provavelmente, não. É provável que assim como eu, vocês tenham conhecimento de que existem dez mandamentos. Não doze. São eles:

1º- Não terás outros deuses diante de mim.
2º- Não farás para ti imagens de escultura para adorar. 
3º- Não usarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 
4º- Respeitarás o dia sagrado.
5º- Honrarás pai e mãe.
6º- Não matarás. 
7º- Não cometerás adultério. 
8º- Não roubarás.
9º- Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10º- Não cobiçarás a casa do próximo nem coisa alguma do teu próximo.

- Mas segundo o nosso SS, isso não é verdade. Não são só dez mandamentos. São doze. Moisés é que mentiu por vergonha. Como assim? É simples. Moisés carregava três tábuas de pedra, contendo os mandamentos, mas acabou tropeçando e deixando uma delas cair e quebrar. Como sentia muita vergonha de contar algo assim, nos enganou até que o Sidney Sheldon decidiu abrir o jogo, nos contar toda a verdade. Mas como ele descobriu algo assim? Não faço a menor ideia.kkkkkk... Há a possibilidade dele ter tido visões (risos) sobre o passado. Não descarto essa possibilidade. Talvez além de autor, ele também fosse vidente. :D

Os mandamentos segundo o SS, são:

1º- Não terás outros deuses diante de mim.
2º- Não farás imagens para cultuar.
3º- Não usarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 
4º- Respeitarás o dia sagrado.
5º- Honrarás pai e mãe.
6º- Não matarás. 
7º- Não cometerás adultério. 
8º- Não roubarás.
9º- Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10º- Não cobiçarás a casa do próximo.
11º- Nunca dirás uma inverdade.
12º- Não farás mal a teu semelhante. 


Ou seja, ele só acrescentou mais dois. Que não deixam de ser coisas que Deus manda que não façamos. Mas, gente, já deu para perceber que esse é um livro de humor, certo?rsrsrs... Apesar de ter se arriscado ao escolher esse assunto para "brincar", o autor não quis desrespeitar os mandamentos de Deus. Ele apenas quis escrever uma história divertida e o tema o atraiu. 

Confesso que um lado meu achou que o autor foi muito ousado. Que mexeu com um tema "proibido". Mas só que um outro lado (o racional) não viu mal em nada disso. Esse lado se divertiu bastante com as histórias contidas no livro.rsrsrs... 


- Quando começamos a leitura do livro, logo percebemos a ironia, o humor. Apesar de falar sobre acontecimentos que estão na Bíblia Sagrada e de aparentemente estar falando "muito sério", não dá para não notarmos que ele (o autor) está fazendo graça. Logo que ele menciona os milagres contidos na Bíblia, notamos isso. E quando ele parte do princípio (Adão e Eva) a ironia fica ainda mais evidente. Com certeza não é algo capaz de agradar a todos. E acredito que deva ter muita gente que odeia esse livro, mas não podemos deixar de admitir que o autor foi corajoso e escreveu histórias para lá de divertidas. Não saberia dizer que história mais me fez rir... Talvez a do azarado. Ou a do genro que matou sua sogra. Ou ainda a história de um assassino "muito religioso" que não queria de modo algum desobedecer o mandamento sobre não cometer adultério. Ele acreditava que se desobedecesse esse mandamento, seria mandado para o inferno. O irônico é que ele era um assassino. Já tinha quebrado um mandamento, certo? Mas na sua mente, só seria mandado para o inferno se cometesse o adultério. Os outros mandamentos não eram tão importantes quanto esse. Deus o perdoaria por matar, mas jamais o perdoaria se ele cometesse adultério. Vá dormir com um barulho desse!kkkkkkkk... 

A história do azarado me arrancou muitas risadas. Nunca vi uma pessoa tão azarada quanto aquele rapaz. E ele obedecia todos os mandamentos. Imagina se ele não obedecesse!kkkkk... Mas... Um momento!!! A questão é justamente essa. Enquanto ele obedecesse, seria azarado e certamente não demoraria a morrer. Mas se desobedecesse... coisas maravilhosas aconteceriam em sua vida. Segundo o SS, é claro.rsrsrs... 

"Moisés disse a seu povo que quem violasse aqueles mandamentos seria punido. 
 Esse é o lado de Moisés. Mas vou contar algumas histórias sobre pessoas que violaram os Mandamentos de Deus. E o que aconteceu com elas? Tornaram-se ricas, famosas e felizes."


- Eu gostei bastante de quase todas as histórias. As achei criativas e engraçadas e elas conseguiram me deixar menos estressada, mais relaxada e tranquila (pelo menos enquanto eu as lia.rsrsrs....). Mas como eu disse, gostei de quase todas. Exceto de uma. A história que está no capítulo 9. Não que a história não seja interessante. Só que ela fugiu ao objetivo do livro. Não achei que ela se encaixou. É como se estivesse dentro do livro como penetra.rsrsrs... Mas, tirando essa história, gostei muito do livro. 

- Mas é claro que eu não recomendaria essa história para uma criança. Como assim?! A história não é justamente para crianças e adolescentes?! Sim. São histórias curtas, feitas para o público mencionado, ilustradas... Mas eu não as acho apropriadas para o público para o qual são destinadas. É a minha opinião.rsrsrs... Eu não recomendo para crianças e adolescentes. 

- Entretanto, recomendo para os fãs do Sidney Sheldon. :) Eu dei 5 estrelas ao livro no Skoob, pois achei que a criatividade do autor e as historinhas contidas no livro, merecem isso.rsrs...


Bjs!


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos!

Porém, existem duas regras:

1º Comentários cujo ÚNICO objetivo seja divulgar seu blog, um sorteio ou algo do gênero, serão excluídos;

2º Comentários ofensivos também serão excluídos.

*Se deseja entrar em contato com a administradora do blog, basta mandar um email para luna.emocoes_leitora@hotmail.com e eu responderei o mais rápido possível.