6 de abril de 2017

Em março...

Tempo de leitura:

Pensem em alguém que contou os dias, as horas, os minutos e segundos para assistir este filme! No dia da estreia eu já estava mais que impaciente para saber se tinham ou não feito uma linda versão do meu segundo conto preferido (o primeiro é Cinderela, para os que não se lembram.rs). No mesmo dia eu corri para o cinema para vê-lo e me apaixonei perdidamente, gente! Que lindo!!! Os atores são tudo de bom e as cenas... perfeitas, maravilhosas! Sem mencionar as canções, sobretudo a que toca quando eles bailam juntos. Saí do cinema me sentindo no paraíso. Eu sorria sozinha na rua, relembrando e querendo voltar no tempo... assistir tudo de novo desde o princípio. É a mais incrível adaptação que já fizeram do conto. Super recomendo! Quem ainda não viu está perdendo uma das mais lindas histórias que existem! :)



Em março... como se não bastasse todas as séries que tenho que assistir, os filmes, as novelas e os muitos livros que estão na minha lista de leituras para este ano, decidi por uma nova loucura.rsrs Quero ver todas as adaptações possíveis de uma das minhas mais amadas (e odiadas) histórias: O Morro dos Ventos Uivantes. Quem já leu minha resenha, sabe que tenho uma relação intensa de amor e ódio com este livro. E que nunca consegui tirá-lo de mim. Está cravado. Vira e volta me pego recordando a história, viajando de volta para aquele lugar tão... Nem sei como descrever o lugar em que a história se passa, uma história que marcou gerações e até hoje é querida (e desprezada) por milhões de pessoas. 

Ao todo devem ser mais de vinte adaptações. Consegui descobrir o título, ano de lançamento e atores de 17 versões do livro.kkkkkkk... E no mês passado assisti quatro delas. 

A versão de 1939 de O Morro dos Ventos Uivantes, eu achei muito boa, fiel ao livro em algumas cenas e os atores conseguiram passar emoção. Mas o filme esqueceu por completo da segunda geração da história. Fez de conta que Catherine (filha da Cathy), Linton (filho do Heathcliff) e o Hareton (filho do Hindley) não existiram e a segunda geração da história é sim muito importante. Não gosto que simplesmente a tirem de cena. Por isso que esta versão não se tornou uma das minhas favoritas, apesar de ter gostado. Mas é a terceira melhor que vi até agora. 

Já a de 1970...rsrs... Parece que foram muitos os que tentaram retratar as páginas do livro O Morro dos Ventos Uivantes. E poucos os que de fato conseguiram. Os atores da versão de 1970 passaram bem longe disso. Algumas cenas fiéis ao livro? Sim. Inclusive é a primeira vez que alguém parece ter notado que a Nelly e o Hindley têm a mesma idade no livro. Sempre a colocavam bem mais velha do que ele e esqueciam que a mãe dele e da Cathy ainda era viva quando o Heathcliff foi encontrado e levado para lá. Mas, apesar de algumas coisas semelhantes ao livro, o filme é péssimo. Se a versão de 1998 era “automática”, esta foi pior que mecânica. Foi ridícula. E o final me deu vergonha de tão sem noção que foi. 

Além de terem “esquecido” da segunda geração também nesta adaptação, ainda por cima mataram o filho do Hindley. Gostaria de saber quando foi que o Hareton morreu no livro!!! Se ele é extremamente importante no final da história!!! 

Até agora, a versão de 1998 foi a versão mais fiel ao livro. Retratou cenas que nenhum outro filme que já vi passou. No entanto, é a versão mais sem sal e açúcar que já fizeram. Apesar de colocarem muitas das cenas do livro no filme, os atores não conseguiram passar nem um terço da emoção, da intensidade do livro. Não senti um pingo de nada pelos personagens. Absolutamente nada! Tive a impressão que eles estavam apenas se movimentando e falando automaticamente, como mandava o roteiro. Eles se mexiam e falavam, "liam" o livro em suas cenas, mas não sentiam e, assim, nós também não conseguimos sentir. 



Esta adaptação (de 2009) é uma minissérie em 2 capítulos que conseguiu me arrebatar! Cada cena... cada palavra... cada momento foi simplesmente perfeito! Os atores são um arraso e conseguiram entender Cathy e Heathcliff. Conseguiram ser os dois. Nenhuma outra adaptação foi capaz de algo assim. Nenhum outro ator ou atriz conseguiu interpretar de maneira tão maravilhosa os dois personagens da literatura mais complexos que conheci. Só de lembrar dos momentos que passei ao lado desta série... me sinto de volta ao morro dos ventos uivantes. Estou de novo ali. Suspiros...

A minissérie fez algumas alterações. Existem cenas no livro em que a Cathy desabafa com a Nelly. Na série, muitos desses desabafos ela faz diretamente com o Heathcliff e eu amei isso. Eram coisas que faziam mais sentido que fossem ditas entre eles. Além disso, existiram outras modificações que só contribuíram para deixar a série ainda melhor. E o final do Heathcliff nesta adaptação fez total sentido para mim. Toda a loucura do amor deles... tinha que acabar daquele jeito. :( Chorei mundo com esta série. E a recomendo para todos! Mesmo para quem ainda não leu o livro! 

Esta versão também levanta a possibilidade de Cathy e Heathcliff serem meio-irmãos. 



O que posso falar sobre esta série que já não tenha dito antes?!rsrsrs... Todos sabem que a amo, que assisti todos os episódios várias vezes! Que acompanho há muitos anos o dia a dia dos meus detetives preferidos (infelizmente, como vocês também sabem, o Elliot Stabler, há tempos, não faz mais parte da série. Saudades eternas!), seus dramas pessoais, seu crescimento, suas conquistas e perdas. Olívia Benson sempre terá um lugar exclusivo em meu coração. Não existe alguém como ela. E, sozinha, conseguiria levar a série por muitas e muitas temporadas mais. E sem ela, Lei e Ordem SVU não existiria. Não seria mais que uma série comum como tantas outras do gênero. Eu torço por mais temporadas, gente.kkkkkkk... E que a Olívia consiga o seu final feliz. Ela já tem o Noah, seu bebezinho lindo, falta aquele que realmente a entenderá e construirá uma vida ao seu lado.  



Já não sei o que dizer sobre esta novela. Ela me deixa tão confusa que não sei sequer se me arrependo ou não do dia em que comecei a vê-la. É uma bagunça de sentimentos. Uma das novelas mais fortes que já vi. Com um protagonista que escolheu a vingança e que tem pago o preço de suas escolhas e da traição que sofreu doze anos atrás e que destruiu sua vida. Uma história recheada dos piores vilões, de "amigos" que te apunhalam pelas costas sem chance de defesa e reviravoltas que te roubam o fôlego. Além, é claro, de contar com a pior de todas as personagens: Eysan, a mulher que envolveu o Omer, que jurou que o amava e na primeira oportunidade o condenou. Que engravidou dele e nem se dignou a confessar a verdade, para que ele ao menos tivesse um conforto nos malditos anos que passou atrás das grades por um crime que não cometeu. Eysan é uma serpente. Das mais perigosas, das mais letais. Seu amor é puro veneno. Nunca conheci uma suposta "mocinha" como ela. A desprezo com todas as minhas forças. E lamento por tudo o que o Ezel ainda vai perder por causa dela. :(



Infelizmente, a correria do dia a dia me impede de acompanhar os capítulos da minha novela amada. Mesmo assim, sempre que posso paro para vê-la. :) Ainda parece um sonho que ela esteja passando aqui no Brasil. Fico imensamente feliz por todas as pessoas que estão tendo a oportunidade de assistir. É uma das novelas mais queridas da minha vida. Está sempre em minhas lembranças! 



E os livros que li foram...

"[...] Fui para o convento por todos os motivos errados. Não estava correndo para Deus, mas fugindo do mundo. [...] E agora, abruptamente, fora lançada de volta ao mundo do qual fugira."


"- Você e eu... - então interrompeu sacudindo a cabeça. - Não é a hora certa para nós.
Ela ficou de costas outra vez, colocando o braço sob o rosto.
A hora, o lugar, a vida."




*Imagens encontradas no Google Imagens

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo