O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!

O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!
O coração de uma mulher é um oceano de segredos

quarta-feira, 5 de julho de 2017

A Causa Secreta - Machado de Assis


Contos Escolhidos - 7/30

Machado de Assis é um dos mais renomados contistas da literatura brasileira. Transitando entre os diversos tipos de contos - do tradicional ao moderno -, seus textos são originais e complexos. São contos cheios de acontecimentos intensos - quase sempre envolvidos num clima de tensão -, repletos de personagens polêmicos e ambíguos e de jogos e armadilhas textuais que induzem à dúvida, relativizando a maior parte das ideias e levando o leitor a refletir sobre suas "certezas". 




Palavras de uma leitora...



- Eu fico realmente muito assombrada por este autor. Me pergunto como alguém pode chocar e impressionar tanto em pouquíssimas páginas. Seus contos me envolvem, me fazem refletir, me angustiam... me fazem sentir diversas coisas. E não possuem mais de cinco folhas cada um (edição de bolso). Não dá para negar que o Machado era brilhante como poucos, pois conseguia construir toda uma história e nos enrendar sem necessidade de se prolongar muito. Em poucos parágrafos, lá estava mais um impactante conto. O Espelho e A Cartomante me deixaram arrepiada. E agora vem A Causa Secreta para me provocar pesadelos.kkkkk...

"Como os três personagens aqui presentes estão agora mortos e enterrados, tempo é de contar a história sem rebuço."

- Belo início, não?rsrs Logo no começo, já sabemos que os três personagens deste conto não estão mais vivos no momento em que o narrador decide contar a história deles. Eu não fazia a menor ideia do que se tratava. E quando percebi... lembrei imediatamente de histórias envolvendo psicopatas. Não tenho como chamar aquele personagem de outra coisa. Ele me provocou verdadeiro pavor! Não era humano. Era alguém com grande potencial para causar danos aos outros. Alguém ruim, que sentia prazer com o sofrimento alheio. Ele levava a maldade dentro dele. E isso nos perturba ao longo da narrativa, sobretudo com uma cena em particular envolvendo um rato. Tenho quase certeza que terei pesadelos por causa daquela cena. :(

Este, sem sombra de dúvidas, não é o meu conto preferido do autor e sim o que mais me perturbou, me deixou aflita. Alguém que faz o que aquele doente fez não demoraria a repetir a experiência nas pessoas, na intenção de saciar uma curiosidade e obter o prazer com o sofrimento dos outros. Realmente um tipo que causa repugnância e medo. 

Que venha o próximo conto! :D Não lerei apenas os contos do Machado, gente! Logo, logo me aventurarei por outros autores!rs


Contos anteriores:

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos!

Porém, existem duas regras:

1º Comentários cujo ÚNICO objetivo seja divulgar seu blog, um sorteio ou algo do gênero, serão excluídos;

2º Comentários ofensivos também serão excluídos.

*Se deseja entrar em contato com a administradora do blog, basta mandar um email para luna.emocoes_leitora@hotmail.com e eu responderei o mais rápido possível.