O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!

O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!
O coração de uma mulher é um oceano de segredos

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

100 livros que me desafio a ler!

Google Imagens


- Olá, meus queridos!

Eu estava pensando em fazer uma lista do tipo há algum tempo. Visitando tantos blogs e canais nos últimos meses, dei uma olhada nos desafios que as pessoas seguem como metas para os próximos anos e os achei bem interessantes, embora inviáveis para mim. 

Tem o desafio maravilhoso de ler os mais de trezentos livros citados ou lidos pela personagem Rory Gilmore na série de TV Gilmore Girls (que até agora eu só consegui ver completa a primeira temporada, mas aguardo a oportunidade de ver as demais), tem um projeto de leitura que consiste em ler os 1001 livros listados em um determinado livro, tem aqueles que estão tentando ler os 100 livros essenciais da Literatura Brasileira e os 100 livros essenciais da Literatura Mundial ambos mencionados em alguma edição da Revista Bravo.... Enfim... São inúmeros projetos e eu amaria participar deles, se não fosse um pequeno detalhe: não tenho o menor interesse de ler a maioria dos livros que compõe essas listas.rsrsrs

A leitura tem que ser algo que me dá prazer. Gosto de ler o que quero e quando crio listas, metas, desafios, maratonas ou participo de alguns desses criados por alguém no facebook, em outro blog ou canal, é porque realmente quero ler esses livros, ainda que necessite de um "empurrãozinho" para arriscar tais leituras.rs Assim, esses grandes projetos não servem para mim, pois eu acabaria lendo por obrigação e deixaria de ser algo bom para se tornar estressante e desgastante. 

Todavia, como eu gostaria de aderir a um projeto de leitura para mais de um ano... Um desses desafios para seguir com calma, sem exigência de tempo para terminar, resolvi criar minha própria lista. :D

E aí? Que tal conferir quais sãos os 100 livros que me desafiarei a ler nos próximos anos? Alguns vocês até podem adivinhar! :) 

Há de tudo um pouco: clássicos, fantasia, distopia, romance de época, contemporâneo, erótico, nacional, não ficção, prêmio Nobel... 

Eu fiz a lista primeiro no meu caderno de anotações (todos os projetos de leituras estão anotados nele para que eu não me perca) e nele eu não dividi por temas. Mas aqui eles estarão divididos da seguinte maneira:

Os clássicos:

1- Ilíada - Homero
2- Odisseia - Homero
3- Hamlet - William Shakespeare
4- A Divina Comédia - Dante Alighieri
5- Ulisses - James Joyce
6- Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski
7- Madame Bovary - Gustave Flaubert
8- Os Miseráveis - Victor Hugo
9- O Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo
10- O Coração das Trevas - Joseph Conrad
11- Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
12- Mrs. Dolloway - Virgina Woolf
13- Grandes Esperanças - Charles Dickens 
14- Um Conto de Duas Cidades - Charles Dickens 
15- O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
16- 1984 - George Orwell
17- A Revolução dos Bichos - George Orwell
18- Os Livros das Mil e Uma Noites
19- Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
20- Helena - Machado de Assis
21- As Aventuras de Alice no País das Maravilhosas e Alice através do Espelho - Lewis Carroll
22- Os Sofrimentos do Jovem Werther - Goethe
23- O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux
24- O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger
25- Huckleberry Finn - Mark Twain
26- O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde 
27- O Cortiço - Aluísio Azevedo
28- O Mulato - Aluísio Azevedo
29- Lucíola - José de Alencar
30- Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector
31- A Utopia - Thomas More
32- O Coronel e o Lobisomem - José Cândido de Carvalho
33- Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
34- Antígona - Sófocles
35- Gabriela, Cravo e Canela - Jorge Amado
36- O Primo Basílio - Eça de Queirós
37- O Vale do Medo - Conan Doyle
38- Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo
39- Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
40- O Quinze - Rachel de Queiroz

- A lista está bem recheada, não é mesmo? Alguns desses livros pretendo ler já neste ano e os demais quando me sentir "preparada".kkkkkk...


Autores que receberam o Prêmio Nobel de Literatura

1- O Velho e o Mar - Ernest Hemingway
2- Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez
3- Do Amor e Outros Demônios - Gabriel García Márquez
4- Entre Dois Palácios - Naguib Mahfouz
5- O Palácio do Desejo - Naguib Mahfouz
6- O Jardim do Passado - Naguib Mahfouz
7- Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
8- O Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago
9- Caim - José Saramago

- Esses livros também são considerados clássicos da literatura. José Saramago será um desafio e tanto!rs


Jane Austen

1- Razão e Sensibilidade
2- Persuasão
3- Emma 
4- Mansfield Park
5- A Abadia de Northanger

- Fala sério! Ler Jane Austen nem é um desafio!kkkkkkkk... Sou apaixonada pela autora desde que li Orgulho e Preconceito e pretendo ler quase todos os seus livros ainda neste ano de 2018. :D

Saga Harry Potter 

1- Harry Potter e o Cálice de Fogo - J. K. Rowling
2- Harry Potter e a Ordem da Fênix - J. K. Rowling
3- Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling 
4- Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling

- Os três primeiros livros dessa saga não entraram na lista porque já os li.rsrs Estou simplesmente amando acompanhar cada aventura de Harry, Rony e Hermione!


Livros que mexeram com o mundo

1- O Livreiro de Cabul - Asne Seierstad
2- O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
3- O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

- São livros que sei que provavelmente me farão chorar e me deixarão revoltada. Eu já assisti o filme baseado no livro O Menino do Pijama Listrado e quase me desidratei de tanto chorar. :(


As Crônicas de Gelo e Fogo

1- A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin
2- A Fúria dos Reis - George R. R. Martin
3- A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin
4- O Festim dos Corvos - George R. R. Martin
5- A Dança dos Dragões - George R. R. Martin

- Tenho quase todos os livros da série, menos o primeiro.kkkkkkkk... É que eu sempre espero uma grande promoção para comprar. Acreditam que já paguei R$ 5,00 em livros dessa série? E não foi no sebo. Foi numa livraria! Novinho, embalado no plástico, ainda com brinde dentro! :D Foi um achado dos mais incríveis! Era uma daquelas promoções que se nos contam a gente nem acredita!kkkkkk... 


Trilogia Jogos Vorazes

1- Jogos Vorazes - Suzanne Collins
2- Em Chamas - Suzanne Collins
3- A Esperança - Suzanne Collins

- Será realmente um grande desafio! Ouço muita coisa positiva sobre essa série, mas há também uma grande parcela de leitores que a detesta. O que será que acharei?rs


Trilogia Corte de Espinhos e Rosas

1- Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas 
2- Corte de Névoa e Fúria - Sarah J. Maas
3- Corte de Asas e Ruína - Sarah J. Maas

- Bem... Eu acho que é uma trilogia (encontrei apenas esses três títulos). Nem tenho certeza!kkkkkkkk... Mas já vi tantas pessoas declararem amor eterno por essa série que resolvi que darei uma chance para ela. :)


Colleen Hoover

1- O Lado Feio do Amor
2- É Assim que Acaba

- Já perdi a conta de quantas vezes vi pessoas mencionarem essa autora. Que ela é fantástica, que as fazem chorar, que precisam ler tudo o que foi escrito por ela... Preciso saber o que ela tem de tão especial! Estou louca para conhecer seus livros! :D


Paulo Coelho

1- Veronika Decide Morrer
2- Adultério

- O que mais ouço são comentários negativos sobre o Paulo Coelho. Algumas pessoas simplesmente torcem o nariz e outras o criticam apaixonadamente. Como prefiro formar minha própria opinião e tenho curiosidade em relação a certos livros dele, resolvi apostar nesses dois. 


Thrillers

1- Flores Partidas - Karin Slaughter
2- Caixa de Pássaros - Josh Malerman
3- Objetos Cortantes - Gillian Flynn
4- As Sobreviventes - Riley Sager
5- Indesejadas - Kristina Ohlsson
6- Silenciadas - Kristina Ohlsson
7- Desaparecidas - Kristina Ohlsson
8- Ratos - Gordon Reece

- Eu sou fascinada por suspenses, mas como eles sempre mexem muito comigo acabo necessitando de um incentivo para arriscar novas leituras e autores. Daí eles terem entrado nesse meu projeto.rs


Diversos (em destaque: psicológicos)

1- O Conto da Aia - Margaret Atwood
2- Me Chame pelo Seu Nome - Aciman André
3- Mentiras como o Amor - Louisa Reid 
4- Precisamos Falar sobre o Kevin - Lionel Shriver
5- À Espera de um Milagre - Stephen King 
6- Dançando sobre Cacos de Vidro - Ka Hancock
7- Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight 
8- Proibido - Thabita Suzuma
9- O Médico e O Monstro – Robert Louis Stevenson
10- Dias Perfeitos - Raphael Montes
11- Desejo de Pânico - Laura Reese
12- Psicose- Robert Bloch 
13- O Perfume - Patrick Süskind 
14- Stolen - Raptada - Lucy Christopher
15- O Sorriso da Hiena - Gustavo Ávila 
16- O Caminho para Casa - Kristin Hannah

- Aqui há de tudo um pouco. Distopia sobre um governo patriarcal e que oprime as mulheres, dramas daqueles bem fortes, suspense e, em sua maioria, livros que abordam assuntos psicológicos. Gosto de ler coisas sobre a mente humana de vez em quando e boa parte dos livros que coloquei no tema "diversos" nos trazem justamente isso. Creio que Proibido e Dias Perfeitos serão meus maiores desafios. Livros que não sei se conseguirei ler até o final.rsrs 

- A lista será atualizada conforme eu vá lendo os livros. Sempre que tiver concluído a leitura de um livro seu título ficará em negrito. 

7 comentários:

Laura Brand disse...

Nossa, preciso fazer um post desses, quero ler tantos livros que acho que consigo completar esse post rapidinho ahaha Gostei que você colocou vários clássicos, alguns deles eu já li e adorei! 1984 é um deles, é uma leitura obrigatória, vai por mim!

http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

Kelly Alves disse...

LUUUUUUU!
Caraca que lista hahahahaha, mas vou confessar, vários desses estão na minha lista também e alguns já até adquiri o ebook... Senhor dai-me vergonha na cara que tá difícil hahahahaha.

Mas vamos lá, eu tinha planejado para esse ano, fazer uma coluna com leituras clássicas, sair um pouco da modinha sabe? Mas ainda não consegui lr nenhum, mas oremos que uma hora vai. E quando for começar a empreitada me avisa que podemos ler juntas. Adoro leituras conjuntas!!

Bjs

Luna disse...

Olá, meninas!

Laura, um dos maiores "problemas" e prazeres de um leitor é nunca conseguir diminuir a pilha de livros pra ler.kkkkkkk... Tenho mais de 600 livros na lista de futuras leituras.kkkkkkk... Tenho apreciado muito a leitura de clássicos e minha meta é ler, pelo menos, um por mês. Já li muita coisa positiva sobre o livro 1984, tenho muitas expectativas. :)

Kelly, levei algum tempo para preparar esta lista.kkkkkkk... E é minha grande meta para os próximos anos. :D

kkkkkkkkkk... Acabamos por adiar mesmo a leitura de livros que nos tiram da zona de conforto, por mais que apreciemos a leitura depois. É normal.rs A melhor forma de arriscar ler essas histórias é fazendo metas, maratonas... Só funciono assim.rsrs

Acho uma ideia excelente! E quando lemos com outra pessoa flui muito melhor! Eu já comecei minha lista de clássicos do ano. Vou ver com você quais estão em sua lista para programarmos as leituras. :)

Bjs!

Licavargas disse...

Que super lista, hein?
Jane Austen e HP eu passo... Já tentei e para mim, não rola...
Eu gosto do Paulo Coelho, mas não sei se os dois selecionados são os melhores deles - são bem diferentes entre si... Acho que li todos os livros do autor, e meu preferido ainda é Na Margem do Rio Piedra eu sentei e chorei ou Onze Minutos....
Colleen é muito amor <3 Mesmo que ela parte o coração da gente nos seus livros (não dá para ler um atrás do outro...rs)
Espero que você consiga ler toda sua lista!
Beijinhos,
Lica

Luna disse...

Olá, Lica!

Estou conhecendo o Paulo Coelho agora. E gostei muito de Veronika Decide Morrer. Apesar de ser uma leitura diferente, é fascinante. Quero ler outros livros do autor!

Tenho muito medo da Colleen!kkkkkkkkk...

Obrigada, querida! :)

Bjs!

fernanda kelly disse...

Eu vi jogos vorazes ali e PIREI O CABEÇÃO! JOGOS VORAZES É O LIVRO DA VIDAAAA!!
Já se passaram anos desde que que li pela primeira vez, depois reli de novo tenho todos os filmes e nunca vou superar essa história maravilhosa. Se prepare viu?!

bjs!!

https://readsfernanda.blogspot.com

Nina Tavares disse...

Oi tudo bem?
Muito boa sua lista e já aviso que sou da turma que te dizer para ler Colleen Hoover agora! Ela é realmente incrível. Sou fã incondicional de Harry Potter e acho que você deveria ler os sete e não só os quatro primeiros. Dos clássicos que você elencou eu já li vários e posso dizer que são ótimos! Especialmente Madame Bovary, Jorge Amado, O Apanhador no Campo de Centeio,Huckleberry Finn entre outros.
Bjs!

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos!

Porém, existem duas regras:

1º Comentários cujo ÚNICO objetivo seja divulgar seu blog, um sorteio ou algo do gênero, serão excluídos;

2º Comentários ofensivos também serão excluídos.

*Se deseja entrar em contato com a administradora do blog, basta mandar um email para luna.emocoes_leitora@hotmail.com e eu responderei o mais rápido possível.