O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!

O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!
O coração de uma mulher é um oceano de segredos

quarta-feira, 30 de março de 2011

Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu - Mark W. Baker



Jesus, o Maior Psicólogo que já Existiu faz uma abordagem original da relação entre ciência e religião, ligando os principais ensinamentos de Jesus às descobertas recentes da psicologia.

Com base em sua experiência como terapeuta e no seu profundo conhecimento da Bíblia, Mark Baker demonstra por que a mensagem de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia: ela contém a chave da saúde emocional, do bem-estar e do crescimento pessoal.

Em uma linguagem simples e cativante, ele mostra que, seja qual for a nossa crença religiosa ou filosofia de vida, todos podemos nos beneficiar da sabedoria daquele que, como diz o autor, foi o maior psicólogo de todos os tempos.

Organizado em dezenas de lições concisas, este livro é uma coleção de valiosos exemplos práticos de como a sabedoria de Jesus pode nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano, a repensar atitudes e a praticar o perdão, a solidariedade e a lealdade, valorizando nossas vidas e nossos relacionamentos com mais amizade e amor.



Palavras de uma leitora...


"Jesus ensinou que temos um Deus que está intimamente interessado em tudo a nosso respeito, não para julgar-nos por nossas más ações e sim por desejar o nosso crescimento. Cada um de nós é importante para Deus. Quando revelamos a ele os nossos pensamentos e sentimentos mais profundos, ele nos aceita pelo que somos. Esta é uma profunda fonte de estímulo". (trecho do livro)


- Hoje estou fazendo resenha sobre um tipo diferente de livro: um livro de auto-ajuda. Sei que o blog é especialmente para livros de romances, mas há espaço para todos os tipos de livros, certo? E eu gosto de livro de auto-ajuda embora não seja meu tipo preferido de livro. Não tenho nada contra esses livros e os dois únicos que li foram agradáveis... "Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu" então, é fabuloso! Eu adorei o livro, pois ele passa uma sensação agradável durante a leitura... é leve, não fica querendo colocar absurdos na sua cabeça e faz você se sentir bem consigo mesmo, pois não fica criticando seu modo de ser... Nada disso. Embora fale de diferentes tipos de sentimentos e pessoas, o autor não tem como objetivo te criticar... ele está fazendo uma comparação entre os ensinamentos e os pensamentos de Jesus e os ensinamentos e "pensamentos" da psicologia. Eu adorei muito isso, pois ele falou de Jesus Cristo de uma forma que nos faz amá-lo ainda mais (se isso for possível, pois eu já amo muito Jesus!!!) e me fez sentir mais próxima, mais compreendida por Deus, sabe? Segundo o pensamento do autor, Jesus é o maior psicólogo que já existiu no mundo e utiliza versículos bíblicos e parábolas contadas por Jesus para comparar seus ensinamentos com a terapia. É muito bom mesmo esse livro, pois une as duas coisas: religião e psicologia. E aposto que faz muita gente que "olhava" pra Jesus com receio, se sentir amada incondicionalmente por ele. O livro fala do amor de Jesus e como ele queria nos ajudar quando veio ao mundo e deixou sua preciosa mensagem. Que ainda hoje é utilizada tanto nas igrejas quanto em alguns consultórios psicológicos. Tanto algumas pessoas religiosas, evangélicas, católicas etc, etc... quanto os psicólogos consideram a religião e psicologia inimigas. Mas nesse livro, o autor nos mostra que, o que Jesus Cristo ensinou no passado e algumas igrejas (não todas) ensinam hoje... também é ensinado pelos psicólogos... eles apenas utilizam nomes diferentes.

- Como disse, amei o livro, pois ele fez eu me sentir bem... simples assim. Enquanto eu o lia, me sentia leve e mais compreendida por Deus. Apesar de todos os meus erros, Deus me ama e esse é um grande estímulo para que eu procure corrigir meus erros e também me aceite como sou. Mas o livro não fala só sobre isso... O autor, através de experiências vividas por seus pacientes, pessoas que ele conhece e até ele mesmo, nos fala de diversos sentimentos, traumas e o que Jesus e os psicólogos tem a nos dizer sobre isso... nada muito complicado... você se identifica com a vida de algumas pessoas que conhecemos nessa história e, em vez de se sentir mal, se sente bem... E isso basta para que eu goste de um livro, certo? O livro não diz: você tem que ser de tal forma ou não pode ser de tal forma... Não é aquele tipo de livro para "fazer sua cabeça". O objetivo principal do livro é apenas comparar religião e psicologia... enfim...

- Eu faço terapia com uma psicóloga. Tenho muito medo de altura e lugares fechados e decidi que tinha que procurar ajuda, pois isso me prejudicava. Comecei o tratamento no início desse ano e por enquanto estou gostando...rsrs... Confesso que, apesar de ter criado coragem para procurar tratamento com uma profissional, eu tenho um certo receio de psicólogos e estava disposta a parar depois da primeira consulta caso ela me dissesse coisas que eu achasse absurdas. Mas não. As consultas com a psícóloga tem me ajudado bastante... algumas consultas machucam bastante, pois ela toca em assuntos que eu preferia guardar... manter em segredo, sabe? Mas ela diz que existe um motivo para eu ter um medo excessivo tanto de altura quanto de lugares fechados... e ela tem que descobrir o que é para poder me ajudar. Aí tá... aos poucos, eu conto pra ela coisas sobre as quais não gosto de falar e às vezes isso dói muito, mas depois eu me sinto um pouco melhor... mais leve e isso é bom. Segundo ela, eu também tenho que enfrentar esses medos e tenho começado a fazer isso devagar... primeiro enfrentei escadas (risos)... subi algumas escadas apesar de morrer de medo de fazer isso...rsrs... e também fiquei longe da porta no curso... Eu costumava ficar sentada na cadeira mais próxima da porta, pois quando a porta era fechada eu ficava meio sufocada sem nenhum motivo racional para isso... aí eu costumava sair com maior frequência para beber água e "respirar"... mas ultimamente tenho tentado controlar isso... Ainda me sinto sufocada, mas estou tentando enfrentar... Ninguém pode me ajudar se eu não quiser ser ajudada, certo? E eu não procurei ajuda à toa. O medo de altura e lugares fechados me prejudica, pois faz eu ficar ansiosa e paralisar quando tenho que atravessar passarelas e subir escadas, por exemplo. Passarela eu não atravesso de jeito nenhum... ainda não. Mas vou conseguir...rsrs... E eu me identifiquei com uma história contada nesse livro sobre algo assim...  E como já disse, ler esse livro é uma experiência agradável e leve. E eu recomendo. Esqueçam os preconceitos por livros de auto-ajuda e leiam. Vale a pena. Eu li o livro bem aos poucos... comecei faz mais de uma semana. Fui lendo ele durante algumas poucas horas da manhã... até hoje. Bem aos poucos mesmo. Se não quiser ler o livro durante muitas horas no dia, faça como eu fiz: leia durante uma hora, duas ou menos do dia e depois leia outro livro... um romance (eu escolhi romance) ou outro tipo de livro. Só acho que vale a pena ler esse livro...

E termino a resenha com o epílogo que tem no livro, no qual o autor fala sobre seu objetivo:

"O meu objetivo foi oferecer uma perspectiva sobre como os antigos ensinamentos de Jesus encerram poderosas ideias psícológicas capazes de influenciar hoje a nossa vida. Durante séculos,  aqueles que estiveram dispostos a meditar sobre as parábolas de Jesus tiraram proveito das pérolas de sabedoria nelas encontradas. À medida que a nossa capacidade de refletir a respeito do comportamento humano se torna mais sofisticada, acredito que a nossa capacidade de sermos beneficiados por essa sabedoria só fará aumentar.

Jesus nos deixou a crença de que a conversa é algo positivo, tanto com as outras pessoas quanto com Deus. Não é bom ficarmos sozinhos. Este livro gira em torno do diálogo entre os ensinamentos de Jesus e o pensamento psicológico em evolução. Espero que você tenha se reconhecido em alguma das situações apresentadas e que tenha conseguido se conhecer melhor.

Compreendo que escrever um livro sobre os ensinamentos de Jesus pode ser controvertido. Mas de uma coisa eu sei: o meu trabalho como terapeuta beneficiou a minha vida e a dos meus pacientes. Embora a ciência da psicologia só tenha oficialmente pouco mais de 100 anos, ela foi desenvolvida na mente de muitos pensadores proeminentes muito tempo antes. Quando penso em todas as figuras da Antiguidade cuja doutrina é chamada nos tempos modernos de "psicológica", não consigo pensar em ninguém que mereça mais do que Jesus o título de o maior psicólogo que já existiu."


*Curiosidade: segundo o que entendi ao ler a história, o próprio autor do livro, que é hoje é psícólogo, também já fez terapia, pois teve problemas com o pai. E ele coloca seu próprio exemplo de vida, o que aprendeu com isso, num dos capítulos do livro.

3 comentários:

Gercina Veloso disse...

Oi luna

Nossa! a minha amiga tem esse sobrenome, ah! ops! voltei.

Achei muito legal as coisas que você falou.
Eu já li o livro e também gostei, pois aprendi muita, mais muita coisa mesmo e amo quando isso acontece. Realamente esse livro tem uma leitura fácil e te mostra como jesus ensinava, outro livro que trás (não de forma completa)Jesus como o grande psicólogo é Nunca Desista dos Seus Sonhos de Augusto Cury, gostei muito, pois como esse tb aprendi muitoooo.

Perguntinha,pode?
Como você consegue escrever com tanta simplicidade, emoção e verdade? pow só curiosidade.

Valeu, fuiiii!

Luna disse...

Olá Gercina!


Obrigada! :)


Eu estou lendo Nunca Desista dos Seus Sonhos (bem aos poucos, como fiz com esse livro.)! Espero gostar tbm. Tbm amo aprender coisas novas com os livros.


Bem... Não existe uma técnica, uma fórmula. Eu simplesmente esqueço tudo quando começo a ler um livro e "vivo" a história. Aí, depois eu faço um resumo dela e escrevo o que senti. Nem sempre minhas resenhas são "lógicas", sabe? rsrs... É algo mais sentimental. O que eu sinto, eu escrevo e às vezes me arrependo do que escrevi (no caso de ter odiado um livro), pois acabo achando que exagerei...rsrs...

Acredito que todos podem fazer resenhas assim. Não é algo que seja exclusivamente meu. Basta falar o que sentiu sem medo. Já que ninguém está me vendo mesmo, eu posso falar à vontade!kkkkk...


Bjs e muito obrigada pelo elogio!:)

juliano cesar de oliveira disse...

Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos!

Porém, existem duas regras:

1º Comentários cujo ÚNICO objetivo seja divulgar seu blog, um sorteio ou algo do gênero, serão excluídos;

2º Comentários ofensivos também serão excluídos.

*Se deseja entrar em contato com a administradora do blog, basta mandar um email para luna.emocoes_leitora@hotmail.com e eu responderei o mais rápido possível.