O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!

O AMOR VERDADEIRO JAMAIS MORRE!
O coração de uma mulher é um oceano de segredos

sábado, 18 de agosto de 2012

Resenha da Carla: Uma Escolha por Amor - Nicholas Sparks


(Título Original: The Choice
Editora: Editorial Presença)


Passado na costa da Carolina do Norte, o mais recente livro de Nicholas Sparks aborda as consequências de diversas escolhas feitas por Travis Parker, um veterinário, e pela sua vizinha Gabrielle Holland, assistente médica. Travis levava uma vida tranquila até Gaby fazer parte dela. E o mesmo se poderá dizer de Gaby que mantinha uma relação de longa data com o namorado até se apaixonar perdidamente por Travis. Que decisão irá ela tomar? Permanecer ao lado do homem que já conhece ou lançar-se numa nova aventura com um desconhecido? Durante a primeira parte do romance acompanhamos o processo de escolha de Gabby, e os efeitos que terá na vida de ambos. A segunda parte da história tem lugar onze anos depois, quando Travis tem de tomar uma decisão de vida ou morte no seguimento de um acidente de viação. Uma Escolha por Amor confronta-nos com a questão mais profunda de todas: até onde iria para manter viva a esperança do amor? Um livro comovente, ao melhor estilo de Nicholas Sparks. 



Resenha: 


"A Escolha" (título no Brasil) provavelmente não foi a melhor "escolha" para eu me estrear com Nicholas Sparks. Quando cheguei no final eu me questionei "cadê o meio da história"? O meio para mim geralmente é sempre a parte mais interessante e que permite ligar toda a história. E esse livro simplesmente não tem!

Nessa história, que está dividida em 2 partes, o autor começa por contar como os protagonistas se conheceram e se apaixonaram (basicamente num final de semana!). Ele gasta 3/4 do livro com isso, no entanto quando cheguei na 2ª parte do livro fiquei sem saber que utilidade teve a 1ª parte para o leitor. Só serviu para eu me estressar com a Gabby, que é uma personagem desinteressante, irritante, cheia de ideias pré-concebidas acerca do vizinho e que o considera um desocupado só porque ele usa calça jeans e gosta de esportes. Ela o acha culpado de TUDO o que acontece na vida dela, sobretudo culpado de viver a vida como ela gostaria mas não tem coragem. No entanto basta um final de semana para eles se descobrirem amando o outro loucamente, ao ponto de Gabby abrir mão de um relacionamento de longa duração para ficar com Travis. Dito assim até parece emocionante, não é? Mas não foi nada emocionante, na verdade faltou totalmente emoção. A mudança foi tão repentina que por mais que eu queira não consigo acreditar nesse "amor".

A 2ª parte do livro, que é bem curta, ocorre 11 anos depois daquele final de semana (há um salto no tempo) e é aqui que sabemos que escolha é essa afinal a que o título se refere. O autor revela como eles chegaram àquela situação tão dramática, na minha opinião de forma pouco empolgante e vaga. Nesta fase cheguei a me emocionar com Travis, pois a situação que ele estava vivendo era realmente complicada e eu não desejo a ninguém. Apesar disso a história não me convenceu. NS pegou em elementos interessantes mas deu demasiado tempo de antena a coisas sem interesse e por outro lado não desenvolveu coisas importantes (a forma como precipitou os acontecimentos no final da 1ª parte acho que estragou muito a história pois não deu credibilidade ao amor entre Travis e Gabby e na 2ª parte foi muito econômico). Talvez a minha opinião esteja condicionada por expectativas demasiado elevadas, mas termino com a ideia de que esse livro não faz qualquer jus à fama de NS...  


Carla

1 comentários:

Anônimo disse...

preciso do resumo deste livro é urgente ......

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos!

Porém, existem duas regras:

1º Comentários cujo ÚNICO objetivo seja divulgar seu blog, um sorteio ou algo do gênero, serão excluídos;

2º Comentários ofensivos também serão excluídos.

*Se deseja entrar em contato com a administradora do blog, basta mandar um email para luna.emocoes_leitora@hotmail.com e eu responderei o mais rápido possível.