13 de agosto de 2018

Minhas leituras atuais

Tempo de leitura:

Google Imagens



Olá, queridos!

Não tenho o hábito de fazer comentários sobre os livros que ainda estou lendo, mas é que esta semana dificilmente publicarei resenha aqui. :( Está tudo muito corrido e hoje já é dia 13/08 (na verdade 12/08, pois estou escrevendo no domingo) e não consegui concluir nenhuma leitura. Que Deus me ajude, pois não sei como farei para ler os oito livros nos quais pretendo apostar neste mês!kkkk...



Comecemos pelo princípio mesmo!rsrs Norte e Sul, da autora Elizabeth Gaskell, é minha maior aposta do mês, na verdade. Livro escolhido para a Leitura Coletiva que iniciou no dia 04/08 e irá até 16/09, é uma história extremamente envolvente e que eu nunca tinha realmente considerado ler um dia. Até pretendia, mas não era algo sério, sabe? Só que quando o grupo resolveu lê-lo eu me empolguei bastante!rsrs Ainda não tinha o livro, mas pedi de presente de aniversário a edição mais recente da Martin Claret e quando ganhei me senti no céu. Que livro lindo! E a história é maravilhosa! A autora tem uma escrita que nos prende e os personagens são fascinantes. Já fui do amor à raiva e vice-versa pelos personagens muitas vezes.rsrs Margareth e John são complicados e ora os amamos profundamente, ora queremos esganá-los.rs

Concluí a leitura dos 11 primeiros capítulos e no dia 12/08 (hoje) começou o nosso debate. É a melhor parte da leitura coletiva: o momento em que os leitores se reúnem no grupo do facebook para conversar, trocar opiniões, dizer o que sentiram com os capítulos lidos, o que acharam da história e dos personagens. É um momento delicioso!



Fortaleza Digital é uma história que li pela primeira vez nove anos atrás. É o meu livro preferido do Dan Brown. Posso amar demais O Código da Vinci, mas Fortaleza Digital ganha em disparada. Por isso, quando tive que escolher um livro para o tema deste mês do Desafio 12 Meses Literários não tive que pensar muito. Porque estava doida por uma desculpa para reler este suspense incrível.rsrs

Vocês sabem que não gosto muito de livros sobre tecnologia, mas este livro é a exceção. Trata-se de um thriller tecnológico, no qual a NSA (Agência de Segurança Nacional, em português), uma agência de peso dos Estados Unidos, importantíssima para a segurança do país, se vê ameaçada quando um dos seus ex-funcionários, um gênio da informática, cria um algoritmo, um código impossível de quebrar, algo que pode fazer com que todos que antes eram vulneráveis à interferência dessa agência fiquem blindados, por assim dizer. Como assim? Hoje em dia quase todo mundo tem WhatsApp e se vocês já repararam bem aparece uma mensagem no nosso aplicativo que diz o seguinte: "As mensagens e chamadas desta conversa estão agora seguras com criptografia de ponta-a-ponta." Acontece que o livro aborda a questão dessa agência dos Estados Unidos conseguir quebrar qualquer código e invadir a privacidade das pessoas, lendo suas conversas trocadas por e-mail (na época em que o livro foi publicado, 1998, não tinha WhatsApp), violando seus direitos civis. E esse ex-funcionário cria o Fortaleza Digital, que impediria o potente computador da agência de quebrar qualquer código. Assim, bastaria utilizar esse algoritmo nos computadores para que a pessoa ficasse protegida. A NSA, então, faz de tudo para impedir que a chave do código caia nas mãos da pessoa "errada" e torne o acesso público. É ficção, gente. Todavia, sabemos que essa agência realmente existe e que já protagonizou alguns escândalos... inclusive envolvendo o nosso país.rs Eu amo o livro! 



Não estava nos meus planos ler este livro agora! Só que minha irmã alterou por completo a minha vida literária.kkkkk... Ela resolveu comprar o box contendo esta história e uma outra chamada Perdida em um Livro. Eu surtei legal, gente!rsrs Ela comprou o livro no sábado à noite e hoje (lembrando que é domingo enquanto escrevo) já comecei a ler. Quantos livros minha irmã já leu na vida? NENHUM. É uma das poucas pessoas que nunca consegui convencer a ler. Porém, isso vem mudando. Recentemente ela pediu e ganhou de presente o box da série Elementos e começou a leitura de O Ar que Ele Respira. Algo que me surpreendeu positivamente! Vamos ver se teremos mais uma louca por livros nesta casa! :D 

Estou só no início do livro, mas já amo! É a história do filme, só que com detalhes que compreendemos melhor quando lemos. Sempre digo que prefiro os livros aos filmes. E não é à toa! O filme é belíssimo, um dos meus preferidos, porém já sei que me apaixonarei perdidamente pelo livro. 



Comecei quase agora a leitura de Lucíola, o clássico escolhido para o Desafio Mensal. Quem está acompanhando a reprise de Essas Mulheres, na Record TV, talvez saiba que a novela foi inspirada em três obras do José de Alencar: Senhora, Lucíola e Diva, sendo a primeira a única que li até agora. Eu coloquei o livro na minha lista antes de saber da reprise e nem posso assistir a novela, infelizmente. Mas isso me motiva ainda mais a apostar no livro e ano que vem pretendo ler Diva, se Deus quiser. 

Por enquanto não tenho muito o que dizer. É José de Alencar, gente! Então temos aquela linguagem rebuscada e cheia de floreios, algo que ele amava.rs 


E vocês? O que estão lendo? Me contem nos comentários! :)

Eu nunca gostei de ler vários livros ao mesmo tempo, mas este ano não tive muita opção. Com o tempo extremamente curto esta é a única forma de conseguir manter a lista de leituras em dia. 

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

7 comentários:

  1. Eu li Luciola há muito tempo, estes mais clássicos eu li quase todos. Mas também não curto muito livros com tecnologia porque também não gosto na vida real, mas dependendo do livro até fica envolvente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela seleção e leituras atuais, confesso que dos livros acima exposto eu quero e pretendo ler "Norte e Sul", parece ser muito bom.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu li Fortaleza digital e gostei bastante. Dan Brown tem um jeito muito especial de contar suas tramas e com tantos enigmas surpreendentes, espero que você goste.
    Apesar de ser apaixonada pelo clássico A Bela e a Fera, ainda não peguei os livros e todas as novas edições para ler e tenho curiosidade e vontade de dar uma lida em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Confesso que estou muito atrasada com as minhas leituras, mas acredito que vou conseguir colocar tudo em ordem kkk
    Eu já tive a oportunidade de ler o livro A Bela e a Fera é muito fofo!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Essa edição de a "Bela e a fera" é meu sonho de consumo, mas como já conheço a história e já tenho livros demais para serem lidos, estou controlando minha compulsão e dando a devida atenção as leituras pendentes que já tenho aqui. Atualmente estou lendo "Tudo aquilo que nos separa".

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Adorei a lista de leituras. Quisera eu ter tantos livros em andamento, mas estou passando por um momento em que não consigo ler muito - espero que isso mude logo.
    Da sua lista, confesso que não li nenhum, mas A Bela e a Fera & Fortaleza Digital estão na minha lista de desejados. Quero ler as suas resenhas os dois (e os outros também, vai que você me convence a ler, né?) para saber o que achou deles e se a minha expectativa alta está correta.
    Espero que a sua irmã vire uma leitora assídua! Confesso que eu ainda não consegui convencer ninguém da minha família para ler como eu, então espero que você tenha mais sorte xD

    Enfim, adorei a postagem <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Ótimas leituras! Eu já li Norte e Sul e, realmente, a escrita da autora é muito envolvente e a história é linda. Caso você ainda não tenha assistido, tem uma adaptação da BBC que é sensacional (acho que tem para comprar na Livraria Cultura).Dos demais livros, também tenho essa edição de A Bela e a Fera e quero muito ler Fortaleza Digital.
    Espero que você goste das leituras e vou querer ler suas resenhas depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo