1 de janeiro de 2018

Planos de Leituras 2018: Desafio Mensal e Desafio Literatura Nacional

Tempo de leitura:


- Olá, meus queridos! :D

O ano de 2018 começou e com ele as minhas metas de leituras. Na verdade, elas já estavam preparadas antes e eu estava mais do que ansiosa para dar início às leituras escolhidas. Não é à toa que hoje já estou lendo Não Fale com Estranhos, um suspense do Harlan Coben. 

Na hora de sentar com o caderno para me desafiar, prometi que seria realista. Nada de planejar ler 100 livros ou tentar leituras que eu sei que não darão certo este ano. É ano de conclusão de curso (se Deus quiser!), TCC e outros compromissos importantes, que me roubarão muito tempo. Quero estar com os livros, mas optando por leituras que desejo fazer há muito tempo e que são possíveis concluir em 2018. Os demais livros terão que aguardar mais um pouco.rs


Desafio Mensal

- Consiste em ler pelo menos 2 livros por mês. Parece fácil, não é mesmo? Nem tanto, pois existem meses em que se consigo ler um livro já é um grande feito. Portanto, meu objetivo é concluir a leitura de dois livros a cada mês. Se conseguir cumprir, aí estarei livre para ler qualquer história que não faça parte da meta. :) O interessante é que as leituras estão predeterminadas. 


Em janeiro

Dom Casmurro - Machado de Assis (Resenha aqui)
Não Fale com Estranhos - Harlan Coben (Resenha aqui)


Em fevereiro

Tristão e Isolda - Lenda Medieval Celta de Amor (Resenha aqui)
Morte Invisível - Lene Kaaberbol e Agnete Friis (Resenha aqui)


Em março

A Revolução dos Bichos - George Orwell (Resenha aqui)
A Promessa da Rosa - Babi A. Sette (Resenha aqui)


Em abril

O Despertar do Lírio - Babi A. Sette (Resenha aqui)
O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde (Resenha aqui)


- Perceberam?! A presença de um clássico por mês? Nada como complicar um pouco mais as coisas.kkkkk... Como em 2017 eu li 8 clássicos, decidi que posso tentar ler 12 este ano. Vocês também notarão um número considerável de literatura nacional. Mas vai existir um desafio específico para a leitura de autores brasileiros. 




Em maio

Razão e Sensibilidade - Jane Austen (Resenha aqui)
La Magia de Tu Ser - Johanna Lindsey (Resenha aqui)


Em junho

Segredos de Uma Noite de Verão - Lisa Kleypas (Resenha aqui)
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (Resenha aqui)


Em julho

Era Uma Vez no Outono - Lisa Kleypas (Resenha aqui)
Emma - Jane Austen - trocado para ->> Hamlet - William Shakespeare (Resenha aqui)


Em agosto

Lucíola - José de Alencar (Resenha aqui)
Tudo o que Ela sempre Quis - Barbara Freethy


- Alguns livros não lidos durante as metas de 2017 fazem parte desta lista, mas nem todos. Como eu disse, será um ano corrido e lerei apenas o que sei que é possível ler no momento. 




Em setembro

Persuasão - Jane Austen (Resenha aqui)
Revelações - Linda Howard


Em outubro

Alice - Lewis Carroll (Resenha aqui)
Cruzando o Caminho do Sol - Corban Addison




Em novembro

Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector (Resenha aqui)
Indias Blancas - Parte 1 - Florencia Bonelli


Em dezembro

A Utopia - Thomas More (Resenha aqui)
Indias Blancas - Parte 2 - Florencia Bonelli


- E o Desafio 12 Meses Literários, Luna? Este ano você não vai participar? Claro que sim! Já preparei a listinha que é bem complexa em alguns meses.rsrs Todavia, o meu principal desafio do ano é o mensal. Deste dependerá os demais. Somente se conseguir ler os dois livros escolhidos para cada mês, estarei livre para ler os dos outros dois desafios. 


Desafio Literatura Nacional

É uma tentativa de ler, pelo menos, 12 livros nacionais este ano. É como um acessório do Desafio Mensal, não possuindo a mesma obrigatoriedade do primeiro. Os livros que fazem parte dele e não estão no mensal, dependerão da leitura dos dois livros do mês. Mas, como vocês poderão ver, a maioria já faz parte do desafio principal.  




Dom Casmurro - Machado de Assis (Resenha aqui)
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (Resenha aqui)
Lucíola - José de Alencar (Resenha aqui)
Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector (Resenha aqui)
O Coronel e o Lobisomem - José Cândido de Carvalho
Memórias de Um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
O Cortiço - Aluísio Azevedo
Helena - Machado de Assis




Adultério - Paulo Coelho
Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho (Resenha aqui)
A Promessa da Rosa - Babi A. Sette (Resenha aqui)
O Despertar do Lírio - Babi A. Sette (Resenha aqui)


- Sim, eu conheço a fama do Paulo Coelho aqui no Brasil. Que muitos não suportam os livros do autor e amam falar mal dele. Mas não conheço o autor. Nunca li nada dele e senti vontade. Prefiro conhecê-lo por mim mesma e formar minha própria opinião. 

Como podem ver, é uma lista bem desafiadora. Porque dos 596 livros (anotados) que já li na vida, pouquíssimos foram clássicos ou nacionais. Estou tentando mudar isso. :D

Ao longo do ano irei atualizando o post, conforme vá concluindo as leituras. Se quiserem acompanhar, basta salvar este post nos favoritos. :)

E logo mais, no mais tardar amanhã, farei o post sobre o Desafio 12 Meses Literários.


Obs.: Não teremos post do resumo de dezembro/2017. Isso porque preferi entrar de vez no ano de 2018.rs Adeus ano velho! Feliz Ano Novo! 

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo